Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 13 de Novembro de 2015 às 15:15
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Cerca de 1.500 pessoas receberam atendimentos e orientações durante  Semana de Práticas Integrativas, realizada no Horto Florestal. A programação termina nesta sexta-feira (13), com atividades voltadas para a qualidade de vida física e mental.

As práticas reúnem tratamentos com ervas medicinais,acupuntura,homeopatia,aromaterapia,terapia corporal com método Reiki (sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde), massagens, arte-terapia, caminhadas em trilhas e terapia de grupo feita em uma roda de conversa, na qual as pessoas podem trocar experiências e buscar a paz interior.

“Os nossos servidores e colaboradores têm feito um trabalho brilhante com muita atenção e carinho. São terapias reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem servir também na prevenção. Seguramente teremos a segunda edição no ano que vem”, adiantou o secretário municipal de Saúde, Ary Soares de Souza Junior.

De acordo com a médica e professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Rosângela Seixas, os tratamentos podem auxiliar tanto nos casos de enfermidades simples e como as mais complexas como o câncer.

“Podemos dizer que um tratamento complementa o outro. Temos muitos pacientes que passam por essa situação e durante o tratamento no hospital precisam ter mais tranquilidade na ingestão da medicação ou no processo de recuperação”, afirmou.

Mãe de gêmeos aos 56 anos, Maria do Socorro conta que os pequenos têm dificuldades para dormir à noite e que procurou uma opção terapêutica depois que nenhum diagnóstico médico foi obtido.

“No início fiquei muito preocupada, pensei que talvez fosse somente uma troca de turno, mas eles vão completar o ano e não conseguem dormir bem. Já recebi as orientações e espero que dê tudo certos nos próximos dias”, comentou.

A Unidade de Referência de Práticas integrativas e Complementares montada no Horto já atende um pequeno número de usuários e a previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que em 10 dias o funcionamento dos consultórios seja aprimorado, além da participação de profissionais da saúde e terapeutas da comunidade.

“Estamos investindo na melhoria do atendimento que será feito em período integral. Assim como em outras unidades públicas de saúde, os interessados devem fazer um agendamento prévio”, explicou a Assistente Social e membro da equipe, Márcia Campos.

A Iª Semana de Práticas Integrativas conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Município e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além dos profissionais que desenvolvem as práticas integrativas. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (65) 3313-3158.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4970/visualizar/