Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 28 de Outubro de 2015 às 12:39
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


PF/MT
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (28) a Operação Mãe do Ouro, realizada para desarticular organização criminosa responsável pela exploração e comércio ilegal de ouro no norte de Mato Grosso, com atuação na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e na Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat).

Serão cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, 11 de prisão preventiva e 1 de condução coercitiva, expedidos pela Justiça Federal de Sinop (MT), em desfavor de alguns dos principais garimpeiros do norte do estado, dos proprietários dos postos de compra de ouro responsáveis pelo “esquentamento” do mineral e de servidores públicos estaduais.

Durante as investigações, identificou-se o seguinte processo criminoso: extração ilegal de ouro em vários pontos do norte do estado, abrangendo extensas áreas e mediante a utilização de maquinário pesado, causando grave degradação ao meio ambiente; aquisição de ouro por postos de compra (PCOs) instalados nas cidades de Nova Bandeirantes (MT), Alta Floresta (MT), Apiacás (MT) e Peixoto de Azevedo (MT).

Os postos mencionados forneciam a documentação necessária para conferir aparência de legalidade à origem do ouro, permitindo, na sequência, a inserção do mineral já esquentado no Sistema Financeiro Nacional.

Além disso, apurou-se também a corrupção de servidores da Sema e da Metamat no esquema criminoso, mediante o recebimento de vantagens indevidas para a liberação de licenças ambientais e para o esquentamento do ouro.

Os presos responderão por crimes ambientais, usurpação de bens da União, lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva.

Outro lado

Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) publicou nota sobre a operação Mãe de Ouro. Confira abaixo a íntegra do informativo.

Para efeitos de publicidade e transparência, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que agentes da Polícia Federal estiveram no órgão ambiental na manhã desta quarta-feira (28) para cumprir mandado de busca e apreensão exclusivamente nos postos de trabalho de dois servidores da Coordenadoria de Mineração, referente a processos de licenciamento do ano de 2013. Essa ação aconteceu entre 7h e 8h, mas nada foi levado pelos policiais federais.

Até o momento, a gestão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente não obteve outras informações sobre quais são as denúncias contra os servidores, mas já se colocou à disposição da Polícia Federal para prestar esclarecimentos e colaborar com as investigações.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5267/visualizar/