Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 20 de Outubro de 2015 às 14:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Acontece nos dias 30 e 31 ( sexta-feira e sábado), o 13º Festival do Caju (Cascaju), na comunidade do Rio da Casca, localizada a 43 quilômetros de distância do município de Chapada dos Guimarães. O evento tem o objetivo de divulgar e resgatar a tradição da comunidade na fabricação de doces e produtos derivados da fruta e é organizado pela Associação de Pequenos Produtores Rurais do Rio da Casca em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Prefeitura Municipal. Participam da festa moradores, produtores rurais, estudantes e visitantes. 

Para incentivar o cultivo da cultura do caju foi realizado o cadastramento das famílias que vão receber mudas para plantio na comunidade. A extensionista social da Empaer, Deusimar Muniz Lima, informa que serão entregues 350 mudas de caju selecionadas que serão plantadas no período das chuvas. Mais de 14 famílias da comunidade utiliza o fruto do caju como fonte de renda, seja para fabricação de doces, salgados, pães e outros. 

O cultivo do caju ocupa uma área de aproximadamente dois hectares de plantio. O festival vai contar com a participação dos estudantes, que estão aprendendo sobre os costumes, tradição e fonte de renda de seus familiares. “Com a distribuição das mudas de caju a comunidade poderá ampliar a produção nos próximos anos”, enfatiza Deusimar. 

Durante o festival serão realizadas atividades recreativas, com a participação do grupo da terceira idade de outras comunidades, feiras com produtos da região, apresentações culturais, desfile da princesa, e pela primeira vez, desfile do príncipe do caju e baile popular. Deusimar, destaca que a festa do caju proporciona a integração da comunidade em busca do desenvolvimento da região.

No distrito de Rio da Casca foi construída a primeira usina hidrelétrica do Estado de Mato grosso, inaugurada em 1928. A Cascata do Governador, antiga residência de descanso dos governadores da época, construída junto à Usina Casca I, foi tombada em 2009, pelo patrimônio histórico. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5379/visualizar/