Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Terça - 20 de Outubro de 2015 às 10:12
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Apesar de toda dificuldade, eles estão em quadra para provar o contrário e quebrar preconceitos. A dedicação serve de exemplo para muitos que, ao primeiro sinal de problema, desistem logo no início. Mas desistir é uma palavra que não existe no vocabulário dos jogadores da Associação Motogrossense dos Cegos (AMC-MT) que representarão o estado na Copa do Brasil de Futebol de Desporto Visual.

A equipe viajou nesta segunda-feira (19) para o Rio de Janeiro, cidade sede do campeonato que começa nesta terça (20). A Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) custeou as passagens de toda delegação.

A Secel também liberou, durante toda a semana passada, o ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, para que a equipe pudesse se preparar para a competição. “Esses atletas são exemplos e podem incentivar muita gente a praticar esportes e ter uma vida saudável. Então é de extrema importância o apoio da Secel para que modalidade crie novos adeptos”, salientou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara.

E não faltou disposição dos jogadores durante os treinos. A falta de visão há muito tempo deixou de ser um obstáculo e os atletas deram um exemplo de perseverança a cada jogada, a cada bola disputa, a cada gol comemorado.

Quem assiste pela primeira vez a uma partida de Futebol de 5 fica impressionado com a noção de espaço dos jogadores. Eles raramente se chocam e a percepção auditiva é muito apurada. “Vira o jogo!”, grita um jogador ao perceber que a jogada está acontecendo do outro lado da quadra. Dentro da bola tem um chocalho que serve para orientar os atletas.

“Eles são muitos inteligentes. Possuem em uma noção de espaço incrível”, destaca o técnico Leão Gonçalves, que treina o time desde 2012. Não é fácil, mas segundo Gonçalves é um trabalho que dá muita satisfação. “Às vezes você tem que pegar o atleta pelo braço e colocá-lo no local da jogada. É um trabalho diferenciado. Mas o resultado final é muito gratificante”, garante.

Um dos destaques do time é Ronielson Rodrigo da Silva, que também preside a Federação Matogrossense de Deposto Visual. Roni, como é chamado, tem força, habilidade e boa presença de área. Começou a perder a visão na adolescência, numa época que já jogava futebol. “Sempre foi minha paixão. E vi no Futebol de 5 a oportunidade continuar fazendo o que mais gosto”, salientou o atleta que há nove anos pratica a modalidade.

Sobre a competição no Rio de Janeiro, o artilheiro afirma que a equipe de Mato Grosso vai brigar pelas primeiras colocações. “Estamos treinando pesado pra isso. Nosso objetivo é, pelo menos, estar entre os quatro mais bem colocados da Copa do Brasil”.

O time de Mato Grosso vai em busca do tetra campeonato. A equipe mistura experiência com juventude e alguns jogadores já tiveram passagens pela seleção brasileira de desporto visual de Futebol de 5. “Mas independe de trazerem o título, esses jogadores já são vitoriosos pelo exemplo de vida que passam”, afirma orgulhoso o técnico Leão. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5394/visualizar/