Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 14 de Outubro de 2015 às 11:55
Por: G1 MT

    Imprimir


 O incêndio que atingiu a parte elétrica do edifício Sunset Boulevard, no bairro Araés, em Cuiabá, completa um ano nesta quarta-feira (14). O prédio da construtora Plaenge ainda passa por alguns reparos, mas vistorias atestaram a segurança da construção e, desde o último dia 8 de outubro, os moradores estão liberados para voltar para os lares. O edifício foi entregue em 2002, e tem 92 apartamentos distribuídos em 23 andares.

As chamas que atingiram o Sunset Boulevard não chegaram a alterar a estrutura, mas destruiu a parte elétrica do prédio, o que o tornou inabitável. Segundo a Plaenge, a reforma do edifício está na última etapa, com conclusão para 31 de dezembro de 2015, dentro do prazo firmado com os moradores. Porém, o que foi feito até o momento passou por vistorias de segurança e recebeu autorização da Defesa Civil para que o local volte a ser habitado.

Há um ano, no dia 14 de outubro de 2014, o Sunset Boulevard precisou ser evacuado depois que todos os andares do prédio foram tomados por uma fumaça tóxica, ainda de madrugada.

A maior parte dos moradores conseguiu sair do edifício por conta própria, mas pelo menos 10 tiveram que ser retirados pelo Corpo de Bombeiros.

O resgate dessas vítimas durou quase 10 horas, numa operação que mobilizou bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Exército Brasileiro e defesas civil de Cuiabá e de Mato Grosso.

O laudo da perícia técnica oficial do estado (Politec) constatou que o incêndio, que começou no 7º andar, teve origem acidental após um curto-circuito. Porém, também ficou constatado que, conforme a norma técnica, alguns dispositivos da parte elétrica do Sunset Boulevard teriam que ser de material incombustível, o que não ocorreu. Essa falha teria permitido a propagação de chama e calor.

Ainda segundo a perícia, o incêndio se espalhou pela prumada elétrica (local em que se concentram os cabos de energia que vão para os apartamentos) porque o edifício não tinha barreiras corta-fogo nas passagens entre as lajes dos pavimentos.

Depois do incidente, os moradores receberam R$ 3,5 mil mensais da construtora para pagamento de aluguel.

De acordo com a Plaenge, o Sunset Boulevard teve mudanças em todo o sistema elétrico, com a instalação de novos dispositivos de segurança em todos os andares. FireStop. Foram trocados ainda pisos, forros de gesso e cabos elétricos. Os halls social e de serviço dos apartamentos também foram refeitos e as portas de acesso aos apartamentos foram trocadas.

Ainda segundo a Plaenge, a construtora acordou com a comissão de moradores uma reforma na área comum do prédio – fachada, guarita, muros e jardim. Passam também por reformas o salão de festas, o piso das áreas externas, brinquedoteca, fitness e área de administração do condomínio.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5501/visualizar/