Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 06 de Outubro de 2015 às 14:55
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A plateia já estava lotada na abertura da 12ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), que aconteceu na manhã desta terça (06/10) no Cenarium Rural, em Cuiabá. O tema deste ano "Luz, ciência e vida" está em destaque nas palestras e em experimentos apresentados nos expositores, e alguns destes podem se tornar produtos comerciais.

Na abertura, a secretária de Ciência Tecnologia e Inovação, Luzia Helena Trovo, destacou que “o evento representa um momento importante do desenvolvimento da Ciência que é protagonizado por crianças e jovens das Escolas Estaduais e Escolas Técnicas”. Além desses, existem projetos expostos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Para muitos alunos do ensino médio esse é o primeiro contado com as universidades.

O governador Pedro Taques estimulou os estudantes dizendo que “das escolas presentes na SNCTI sairão profissionais competentes porque o conhecimento se faz através de estudos”. Taques enfatizou que o Estado de Mato Grosso só se desenvolverá por meio  de eventos como esse.

O secretário de Educação, Permínio Pinto, afirmou que as escolas estaduais estão empenhadas em realizar as feiras que antecedem a SNTCI e a VII Mostra de Ciência e Tecnologia que compõe a Semana.

O evento de iniciativa científica tem o objetivo de despertar o interesse nos estudantes, além de reunir os projetos que causam mais curiosidade aos visitantes em geral. A orquestra, formada pelos músicos mais jovens do Projeto Ciranda, abriu a solenidade, seguida da Banda da Polícia Militar e do Núcleo de Choro da PM.

Em seguida, na programação aconteceu a palestra “Percepção Pública da Ciência no Brasil”, com o professor Douglas Falcão, representante do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). Ainda nesta terça-feira se apresentam o trio do "Ciência em Show" que faz experimentos ao vivo no palco, e o astronauta brasileiro Marcos Pontes, com a palestra "É Possível! Como Transformar seus Sonhos em Realidade" às 18h30.

A realização do evento é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Unemat, e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A visitação estará aberta das 8h às 20h durantes os três dias. Para agendar a visita da sua escola entre em contato pelo telefone (65) 3621-1314. A SNCTI vai até o dia 8, quinta-feira.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5661/visualizar/