Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sexta - 25 de Setembro de 2015 às 09:06
Por: Da Redação TA c Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) e os sindicatos que representam os servidores fazendários alertam a sociedade sobre um golpe que ocorre praticamente todo ano em Cuiabá envolvendo o nome da secretaria ou das entidades de classe.

O último aconteceu no dia 20 de setembro (domingo), data de um suposto almoço beneficente promovido pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais, instituição que nem existe, com apoio da Sefaz. O convite para o evento, que seria realizado na Associação dos Médicos, foi vendido a R$ 50,00, e quem comprou se decepcionou ao chegar ao local e descobrir que tudo não passava de um golpe.

 Segundo uma das vítimas, que procurou o Sindicato dos Profissionais de Tributação, Arrecadação e Fiscalização (Siprotaf), um grupo de pessoas esteve na Central de Abastecimento de Cuiabá, no Distrito Industrial, para vender o convite. Além de comprarem as entradas, muitos comerciantes doaram alimentos para o almoço. A vítima contou que antes de irem pessoalmente ao local os golpistas entraram em contato por telefone se identificando como fiscais de tributos e pedindo dinheiro e doações. Os comerciantes agiram de boa fé, pensando que estavam doando para a Sefaz.

 O secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, enfatizou que a Secretaria não recolhe dinheiro ou mercadoria da população para qualquer tipo de evento e nem autoriza ninguém a fazê-lo. E que se alguém for procurado em nome da Sefaz pedindo qualquer coisa a pessoa deve chamar a Polícia Militar imediatamente, pois se trata de crime de estelionato.

 Desde segunda-feira, o presidente do Siprotaf, Leovaldo Antônio Aparecido Duarte, tem sido procurado por diversas vítimas sobre providências a serem tomadas. Ele tem orientado as pessoas que procurem a delegacia mais próxima e registrem um boletim de ocorrência. “As pessoas que compraram os convites são as que mais podem colaborar com a polícia, já que tiveram contato com os golpistas”.

 Já o presidente do Sindicato dos Fiscais dos Tributos Estaduais de Mato Grosso (Sindifisco), Ricardo Bertolini, afirmou que as festas de confraternização realizadas pelo sindicato são custeadas pela entidade e que não pede ajuda de nenhum tipo para a população. Bertolini acusou os golpistas de antiéticos e criminosos e disse que as pessoas devem estar atentas a esse tipo de golpe.

Dois anos atrás

Há dois anos um caso idêntico foi registrado pelo Siprotaf. Na ocasião, um grupo de pessoas estava vendendo convites para um almoço beneficente promovido por supostos fiscais de tributos na Associação dos Médicos. Na época, o valor do convite era R$ 25,00. O golpe foi descoberto antes do evento, que estava marcado para ocorrer dia 3 de julho de 2013.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5917/visualizar/