Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quinta - 24 de Setembro de 2015 às 14:40
Por: G1 MT

    Imprimir


 Os mato-grossenses têm consumido 17,23% a mais de energia nesse período em que os termômetros atingem com frequência 40º C. Segundo dados da Energisa, concessionária de energia do estado, o grande motivo do consumo de energia são os aparelhos de ar condicionado, geladeiras e freezeres, que durante o calor são mais utilizados.

O levantamento mostra que esse aumento ocorre nos últimos cinco anos nos meses de setembro e outubro. Entre janeiro e agosto, a conta de energia vem mais barata.

Os invernos em Cuiabá costumam ser bastante quentes e secos, com temperaturas que superam os 35º C com facilidade. Entretanto, este ano o calor extremo tem se mantido por mais tempo do que o de costume - há pelo menos duas semanas as máximas estão por volta dos 40º C.

As dicas da concessionária para reduzir o consumo de energia são as seguintes: lavar os filtros do ar condicionado pelo menos uma vez por semana e fechar as portas e janelas quando os aparelhos estiverem ligados. Já em relação aos ventiladores, a alternativa sugerida é optar por aparelhos menores, que consomem menos energia.

As geladeiras e freezeres devem ficar distantes do fogão, além do que é necessário estar com a borracha de vedação em boas condições e evitar o abre e fecha constante.

O calor em Cuiabá é tanto que até cachorros têm os próprios aparelhos para amenizar o clima, como é o caso da Micaela, uma cachorra da raça pit bull. Ela tem um ventilador só para ela e ainda toma água com gelo. Ela procura o lugar mais fresco possível, contou a dona Anny Prati, que é veterinária.

Quando saio, se ela ficar do lado de fora, jogo água na área e deixo para refrescar, disse a dona.

 A cozinheira Margarida Soares tem problemas respiratórios e passou mal nesta semana. Ela conta que adota medidas para deixar o clima mais úmido. Essa crise [de calor e tempo seco] ataca em julho e vai até outubro, até virem as chuvas, afirmou.

Além do calor intenso, a umidade do ar está abaixo de 20%, enquanto o recomendado é 60%.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) emitiu um alerta sobre a qualidade do ar. O boletim da Vigilância da Qualidade do Ar apontou que 80% dos municípios de Mato Grosso estão com a qualidade do ar inadequado. Uma das primeiras medidas foi prorrogar o período proibitivo das queimadas para até 5 de outubro.

Dados da Sema ainda apontam que a qualidade do ar é considerada inadequada em pelo menos 80% dos municípios do estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5933/visualizar/