Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 24 de Setembro de 2015 às 14:07
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A técnica de nutrição, Kenya Nonaine, é responsável pela manipulação dos alimentos de 160 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Auro Ida, no bairro Jardim Passaredo, em Cuiabá. Ela é uma das 12 alunas que iniciaram nesta quarta-feira (23.09), a 3ª Jornada de Culinária promovida pelo programa Rede Cidadã aos moradores da região do bairro Tijucal, em Cuiabá. 

Para Kenya a capacitação vai agregar mais conhecimento a sua profissão. “Trabalhamos com crianças que recebem uma nutrição balanceada, mas podemos colaborar quando a escola promover um evento ou capacitando outros moradores. Além de servir como uma renda extra para mim”, disse.

A oportunidade de qualificação profissional e de renda extra é oferecida pelo programa social Rede Cidadã, da Secretaria de Segurança Pública, que trabalha com foco na retirada de crianças e adolescentes do risco de vulnerabilidade social, oferecendo atividades de esporte e cultura, além de cursos de capacitação para os pais e a comunidade dos bairros carentes.

As participantes terão três dias de aulas. Em cada dia, um novo tema. “Hoje foi ministrado o tema confeitaria, que ensinou como fazer, montar e confeitar bolos. No segundo e terceiro dia elas aprenderão a fazer massa para salgados, pizzas e pães. Ainda, no último dia, as alunas vão aprender a reciclar óleo de cozinha para produção de sabão líquido e em barra. Tudo sem pagar nada”, disse a coordenadora cultural do Rede Cidadã, Sandra Gusmão.

A coordenadora lembrou que o curso está acontecendo pela parceria da comunidade com a Polícia Militar. “O curso possibilita aos participantes uma fonte de renda a mais dentro da família, podendo colocar a capacitação em prática em comércios ou mesmo dentro de casa”, ressaltou a coordenadora.

Sandra disse ainda, que além das aulas de culinária, as moradoras também participam da roda de conversa, momento de reflexão sobre educação, família, amor e empreendedorismo.

 

Parceria e mobilização

A presidente do Conselho de Segurança Pública (Conseg) do bairro Tijucal e região, Maria Socorro Barbosa da Silva, foi uma das parceiras na mobilização dos moradores para participarem do curso. “Fizemos um trabalho de conscientização sobre a importância de fazer o curso e com isso tivemos uma boa aceitação dos moradores conseguindo preencher o número de vagas”, disse.

Maria completou dizendo que espera uma nova oportunidade para matricular os moradores que não conseguiram participar dessa edição. “Tem mais gente esperando para participar da próxima capacitação”.

A presidente do bairro Jardim Passaredo, Benedita Candida da Silveira, também ajudou na divulgação pelos bairros da região. “Ainda existe muita dificuldade de conscientizar a comunidade que é importante se qualificar, e fazer com que eles percebam que a capacitação pode ser uma fonte a mais de renda familiar, além de qualificação profissional”, comentou.

Atuando nos bairros que possuem maior carência por conta da baixa rentabilidade familiar, a comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel PM Francyanne Curvo, disse que a capacitação é mais um trabalho preventivo da Polícia Militar em parceria com os líderes dos bairros e o Rede Cidadã. “Por meio da qualificação tentamos dar um futuro melhor a cada família, além de oferecer mais uma forma de renda para casa melhorando a qualidade de vida de cada um”.

As aulas acontecerão até a próxima sexta-feira (25.09), na igreja católica do bairro São Francisco, em Cuiabá. A jornada de culinária foi realizada também na sede do Rede Cidadã, no bairro Planalto e no bairro Passaredo, em Cuiabá. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5936/visualizar/