Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 24 de Setembro de 2015 às 13:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Prefeitura de Cuiabá deu início à recuperação da margem esquerda do Rio Cuiabá e, em parceria com a Ong Filhos da Mãe Terra, nesta quinta-feira (24) começou o plantio de cerca de 700 mudas de árvores que compõem a mata ciliar do rio.

Em torno de 70 pessoas, entre ativistas e funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos, trabalham no local, plantando mudas de Sarãs, Chimbuvas, Angicos, Pimenta de Macaco, Aroeiras, Carobinhas, Ipês, Mutambas, Gonçaleiros, entre outras.

“Estas são espécies específicas para compor a mata ciliar, pois são árvores que servem para manter o ecossistema das margens do rio. Além de evitar a erosão da margem, também fornecem alimento e abrigo para peixes e pássaros”, explicou o diretor de resíduos sólidos da Secretaria, Abel Nascimento.

Os ativistas também realizaram a limpeza da margem e retiraram entulhos, galhos de árvores secas e lixo que foram jogados no local. “Estamos dando um grito de alerta para a população. Todos temos que tomar providências urgentes e começar a plantar árvores em um esforço coletivo, pois são elas que vão nos proporcionar uma temperatura mais amena e garantir sombra, nos refrescando desse calor”, disse o diretor da Ong, Noel Nonato.

Para o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a iniciativa dos ativistas é vista com grande satisfação. “Se cada morador de Cuiabá plantasse uma árvore, teríamos 600 mil, por ano. Por isso temos uma satisfação imensa com esta parceria, que será mantida permanentemente. Disponibilizaremos as mudas e eles o esforço necessário para a conscientização coletiva para o meio ambiente”, comentou.

O local escolhido para o plantio foi onde são realizadas as obras do Porto Cuiabá. Stopa explicou que no início das obras foram retiradas árvores invasoras, que não faziam parte da mata ciliar do Rio Cuiabá e tinham sido plantadas erroneamente. “Elas não produzem alimentos para os peixes e algumas invasoras chegam a matar as espécies nativas”, argumentou.

A ação encerrou as comemorações da Semana da Árvore, que celebrou o Dia da Árvore, em 21 de setembro.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5942/visualizar/