Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 22 de Setembro de 2015 às 14:45
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 ntegrantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Com Deficiência (Conede) participaram, nesta segunda-feira (21.09), das comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A celebração ocorreu na Praça Alencastro, uma das principais do centro de Cuiabá, e foi marcada pela realização da 1ª Mostra de Cultura & Arte Inclusiva de Cuiabá – Talentos Eficientes.

Música, pintura, artesanato, dança, culinária regional e outras formas de expressão artística mostraram ao público a capacidade destas pessoas de atuar em diversas áreas, independente de suas limitações. As sessões de massoterapia também despertaram o interesse de participantes e visitantes. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2015 (18 a 25.09), cujo tema definido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é “Seja Você a Mudança no Trânsito”.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, o objetivo da campanha é sensibilizar a população quanto à necessidade da liberação das calçadas, facilitando a mobilidade de pedestres, principalmente dos idosos e de pessoas com deficiência. O principal alvo são os condutores de veículos, que muitas vezes param ou estacionam seus carros nas calçadas, dificultando ou mesmo impedindo a passagem de pedestres.

O presidente do Conede, Juarez Âbues, participou do evento. O superintendente de Pessoas com Deficiência, órgão ligado à Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, Marcione Mendes de Pinho, destacou que devemos refletir sobre a situação destas pessoas. “Estamos nos engajando, buscando sensibilizar as autoridades, para que estas reflitam sobre um assunto específico: as pessoas com deficiência não precisam de ajuda, mas sim, que o direito delas seja respeitado”.

Técnicos da Energisa levaram para a praça um caminhão com elevador, adaptado para carregar cadeirantes.

Giovane Silva de Araújo ficou paraplégico após sofrer um acidente de carro. “Eu não sabia do evento, estava passando por aqui e parei para ver. A parte que mais gostei foi uma palestra ministrada com o intuito de alertar a sociedade sobre o uso racional de energia elétrica; nos podíamos subir num elevador”.

O evento contou com a participação de autoridades, entidades de apoio e de representantes da sociedade civil. Organizado pela Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), com participação da Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE), contou com apoio da Universidade de Cuiabá (Unic), da entidade MT Mamma e de secretarias municipais. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5994/visualizar/