Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 22 de Setembro de 2015 às 09:06
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) intensificou os trabalhos em diversas regiões do Estado a fim de descentralizar suas ações e aproximar-se da comunidade. Entre os dias 14 a 18 de setembro, o município de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte) recebeu atividades de Prevenção e Combate aos Crimes Ambientais Urbanos. A iniciativa está programada para acontecer em outras cidades do Estado em breve.

Sob comando do delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, a equipe composta por mais três policiais, a escrivã Daniella e os investigadores Antônio, Glauco e Luiz Carlos, realizou palestras sobre a Legislação Ambiental, com foco na Lei 9605/98, além de reflexões de temas variados como "Degradação do Meio Ambiente", "Blitz educativa" entre outras ações, e na repressão aos crimes através de investigação.

A escolha do município de Barra do Bugres se deu pelo fato da localidade apresentar problemas ambientais, que se agravam no período entre os meses de abril a novembro, em que o número populacional “cresce” em razão da produtividade das usinas de álcool e açúcar, trazendo à cidade, em média 2 mil trabalhadores sazonais vindos da região Nordeste do país. Também são temáticas importantes a destinação dos resíduos sólidos, plantação da cana-de-açúcar, queimadas e erosão.

Os trabalhos desenvolvidos no município fazem parte de um plano de ação desenvolvido pela Dema, que têm âmbito de atuação em todo o Estado. Segundo o delegado Vitor Hugo, ações como estas irão se repetir em breve em outros municípios. “Este é um momento de fortalecimento da Delegacia de Meio Ambiente aliando a atividade repressiva com a preventiva de forma eficiente e ágil.”, destacou.

A equipe participou de reunião na Prefeitura do município em que estavam presentes, a Secretária de Meio Ambiente de Barra do Bugres Viviane Ribeiro da Silva, e representantes da Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental. Durante o encontro, foi tratado sobre a criação de uma rede de combate aos crimes ambientais urbanos.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6014/visualizar/