Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Domingo - 13 de Setembro de 2015 às 14:10
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


Reprodução
Documentos relacionados à contratação de Joselaine da Silva Gusmão, filha do vereador por Várzea Grande, Hilton Gusmão (Pros) que atua como enfermeira no Pronto-Socorro Municipal também foram apreendidos pela Delegacia Fazendária (Defaz) na quinta-feira (10). Mas ela não é investigada por uso de documento falso como ocorreu com o irmão, Joilton da Silva Gusmão, preso em flagrante exercendo ilegalmente a profissão de dentista amparado em documentos falsos.

Apesar disso, Joselaine já foi apontada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) como “funcionária fantasma” e virou ré numa ação civil que tramita desde julho de 2013 na 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande.

Ela é servidora pública em Várzea Grande há pelo menos 6 anos e já foi nomeada em vários cargos de diferentes secretarias, como o setor administrativo na Guarda Municipal em 2009, recepcionista - assessor de Comunicação Social (DAS1), assessora de gabinete do prefeito, diretoria de atenção básica também em 2011 entre outros. Para a atual função de enfermeira, ela foi contratada em janeiro deste ano na gestão de Walace Guimarães (PMDB), que teve o mandato cassado no dia 5 de maio por compra de votos e prática de caixa 2 nas eleições de 2012.


Apesar da documentação dela ter sido apreendida, a delegada Cleibe Aparecida de Paula informou que não há denúncia de falsificação e nem investigação contra a servidora. Mesmo assim vai analisar os documentos. A prefeitura Lucimar Campos (DEM) informou em nota que determinou o afastamento de Joilton e Joselaine bem como a suspensão dos contratos. Disse ainda que entregou todos os documentos apresentados pelos contratados e está colaborando irrestritamente com a investigação da Defaz.


FANTASMA
Um relatório técnico foi elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado em maio de 2012 após vistoria “in loco” na Prefeitura de Várzea Grande por suspeita de irregularidades na folha de pagamento. O nome de Joselaine foi apontado numa lista de dezenas de servidores que não realizavam expediente constantes numa representação proposta pelo Ministério Público de Contas. À época em que o relatório foi elaborado, o prefeito de Várzea Grande era Sebastião dos Reis Gonçalves, o Tião da Zaeli (PSD).


A auditoria complementar foi realizada para chegar a folha de pagamento da Prefeitura no exercício de 2011 e Janeiro de 2012 com objetivo de averiguar a possibilidade de acúmulo ilegal de cargos, possibilidade quanto a incompatibilidade de horário e possíveis servidores que não realizavam expediente.

O mesmo relatório também mostra que ela foi exonerada em 1º de junho de 2011 do cargo de assessora especial (DAS 3) do gabinete do prefeito. Naquela à época o comando da prefeitura revezado entre Tião da Zaeli e Murilo Domingos (PR). Ambos foram responsabilizados pelas irregularidades constatadas pela equipe de Controle Externo do TCE.


O ex-prefeito Murilo Domingos e o vereador Hilton Gusmão, pai de Joselaine, também foram acionados na Justiça em outubro de 2013 e são réus na ação civil por improbidade administrativa por causa da nomeação dela em cargo comissionado sem o comparecimento para trabalhar. Isso porque ela era estudante de enfermagem em tempo integral, mas constava como assessora do gabinete do prefeito. Chegou a ser exonerada, mas um mês depois foi recontratada no cargo de assessora especial, no gabinete do prefeito com DAS 3 correspondente a R$ 2.4 mil por mês.


Num decreto do dia 30 de maio de 2014 assinado pelo então prefeito Walace Guimarães (PMDB), Joselaine foi nomeada como membro do Conselho do Idoso de Várzea Grande (CMI/VG) biênio 2014/2015. Outro ato, também de Walace, do dia 7 de abril deste ano, traz o nome da filha do vereador como membro suplente no mesmo conselho, representando a Secretaria Municipal de Saúde.


Outro lado
 - O vereador Hilton Gusmão ainda não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6236/visualizar/