Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 11 de Setembro de 2015 às 08:43
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O governador Pedro Taques ministrou uma palestra em Belo Horizonte (MG) e destacou a importância da defesa da democracia e o combate à corrupção para a concretização de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais dos cidadãos. Taques foi um dos palestrantes da Semana do Ministério Público 2015, que reuniu promotores, procuradores e demais membros do MP-MG. O tema do evento foi “Ministério Público: a Constituição em ação – uma homenagem ao professor Paulo Bonavides”, que também teve como objetivo fomentar o debate sobre a atuação da instituição e o estreitamento das relações entre seus integrantes.

O governador começou a palestra lembrando que a Constituição da República prevê a defesa do regime democrático, mas afirmou não acreditar que ela se limite ao direito de votar. Para ele, a democracia se fundamenta na defesa da liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana.

"A liberdade a que me refiro é a capacidade das pessoas de decidirem seu destino, de falar, de se expressar. A liberdade que precisa ser exercida em um estado mínimo, um estado que cumpra seus deveres", disse o chefe do Executivo mato-grossense.

Pedro Taques pontuou, no entanto, que, no caso de Mato Grosso, a crise econômica e política do país tem sido um entrave para que a liberdade dos cidadãos seja exercida, uma vez que o estado deixa de receber o respaldo da União, mesmo sendo um dos principais contribuintes da balança comercial nacional. "Mato Grosso produz muito e ajuda muito o Brasil", disse.

Ele ainda informou que, apesar do cenário atual, procura adotar medidas de austeridade ao administrar. Citou como exemplo a redução de mais de 2 mil cargos comissionados e a assinatura dos acordos de resultado por parte do secretariado.

Taques também lamentou o fato de a corrupção ser o principal obstáculo na concretização de políticas públicas. "A corrupção mata em filas de hospitais, mata em estradas, rouba o futuro de uma geração de brasileiros por falta de escolas de qualidade", completou.

O governador contou que, na estrutura do Governo de Mato Grosso, fez questão de criar o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção para atuar no sentido de inibir práticas corruptas.

Homenagem

Em Minas Gerais, Pedro Taques também foi homenageado com a medalha do Mérito concedida a pessoas que contribuem com o desenvolvimento do país e com a justiça social.

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Bitencourt, classificou como honrosa a oportunidade de receber Taques para a palestra, bem como para homenageá-lo.

"Quando estive em Mato Grosso em agosto encontrei um contexto que me surpreendeu positivamente. Uma máquina enxuta, um ambiente propício ao desenvolvimento. Tenho certeza que sua vivência em diversas áreas, como procurador, como senador, e sua condução são fundamentais para este cenário", ressaltou. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6276/visualizar/