Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 20 de Agosto de 2015 às 08:11
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A prefeitura de Várzea Grande instaurou uma Tomada de Contas Especial para apurar os responsáveis pelo desperdício de medicamentos. Recentemente, foram encontradas mais de duas toneladas de remédios vencidos em salas do Centro de Controle de Zoonoses e nas Unidades de Saúde.

Os trabalhos vão identificar se houve ou não participação de servidores públicos. Uma comissão formada por três servidores efetivos farão o acompanhamento de todo processo investigatório, que deve ser concluído em 60 dias.

Será observado e apurado atos ilegais e/ou antieconômicos praticados contra o erário público. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo os medicamentos vencidos encontrados no Centro de Zoonozes e nas Unidades deveriam ter sido utilizados para tratamento de doenças como epilepsia, convulsão, gastrite, úlcera, infecção urinária, parasitose intestinal, dor e febre.

“Estamos deparando com uma situação fruto de má gestão do dinheiro público. O nosso papel é o de detectar e denunciar. O processo de catalogação é um pouco demorado devido ao montante de medicamentos que passa pela verificação de prazos de validade, lotes, empresas e tipos. Após a conclusão desse levantamento, além de abrir Processo Administrativo Interno estaremos encaminhando para as Autoridades competentes o relatório desses novos casos”, explicou.

Cassius Clay esclarece ainda que quando foi feito o transporte dos medicamentos do Centro de Zoonozes e das Unidades para o depósito foi encontrado no local de armazenagem equipamentos médicos hospitalares sucateados.

Estavam lá jogados no depósito da Prefeitura sete incubadoras utilizadas em UTI’s neonatal, aparelhos de Raios-X, camas hospitalares, aparelho de foco cirúrgico e armários.

 “Esses equipamentos deveriam ter sido no mínimo reutilizados após conserto, mas o que virou foi sucata. Isso demonstra mais um descaso com a população que necessita desses investimentos que foram feitos e não utilizados. O que podemos classificar que essa situação toda se trata de crime social. Sobre os equipamentos médico hospitalares também passarão por triagem e será objeto de investigação."





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6754/visualizar/