Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 12 de Agosto de 2015 às 14:22
Por: G1 MT

    Imprimir


 Em prol da reforma agrária em Mato Grosso, integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) realizaram um protesto nesta, quarta-feira (12), pelas ruas e avenidas de Várzea Grande e Cuiabá. A caminhada iniciou no Trevo do Lagarto e os manifestantes seguiram até o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Mato Grosso (Incra-MT), trajeto com mais de 20 km. A manifestação interrompeu o trânsito em alguns pontos das duas cidades.

Três viaturas da Polícia Militar e agentes de trânsito acompanharam o manifesto. A polícia informou que 350 pessoas estavam no local. A marcha dos trabalhadores começou na terça-feira (11), quando eles vieram a pé de um acampamento que fica a 23,5 km de Várzea Grande, com o objetivo de levar a pauta de reivindicações até o Incra. Os trabalhadores defendem que órgão priorize o pequeno produtor.

“Estamos em protesto, tendo em vista que o agronegócio não visa o negócio interno, somente a exportação. Além do que, são produtos consideravelmente envenenados com os agrotóxicos”, afirmou um dos organizadores Vanderli Escarabelli.

De acordo com o movimento, a marcha estadual ainda defende os direitos da classe trabalhadora e protesta contra a aprovação do Projeto de Lei (PL) 4330, que regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho. “Nós estamos a favor dos direitos da classe trabalhadora e, para isso, somos contra a aprovação do projeto”, frisou Escarabelli.

 

Os trabalhadores dizem que o protesto é uma forma de combater o ajuste fiscal aplicado pelo governo federal. Segundo a organização, cerca de 700 pessoas participam do manifesto no estado. Além do Movimento Sem-Terra , ainda o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) e o Movimento Estudantil participam do ato.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6911/visualizar/