Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 12 de Agosto de 2015 às 13:24
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Uma organização criminosa foi desarticulada pela Polícia Judiciária Civil, em operação conjunta da Delegacia Regional de Cáceres (326 km a Oeste) com a Delegacia de Porto Esperidião (326 km a Oeste), na madrugada desta quarta-feira (12.08). A ação resultou na apreensão de 62 quilos de pasta-base e cocaína, na prisão de três traficantes e apreensão de um adolescente.

A droga foi apreendida no município de Porto Esperidião, na localidade da estrada Laranjeira, escondida no mato.

A operação levou a prisão do chefe da quadrilha, Marcelo de Souza Carvalho, conhecido como “Neguinho”, que articulava um grupo de “mulas” - pessoas que buscam drogas na Bolívia, formado por Alessandro Nunes de Paula, Vanderlucio Bezerra Martins e o adolescente A.J.S, 17 anos. Os três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O adolescente de 17 anos responderá pelo ato infracional dos mesmos delitos.

Em interrogatório, os traficantes disseram que os tabletes são diferenciados por cor para especificar o tipo da substância. Os de cores azul e branca são cloridrato de cocaína pura. Os tabletes com embalagem marrom são pasta-base de cocaína. Na Bolívia cada tablete de cocaína pura equivale à R$ 9 mil, valor que será triplicado no Brasil.

De acordo com a delegada Regional de Cáceres, Alessandrah Marquez Alecrim, a investigação começou após uma denúncia sobre carregamento de droga na cidade de Porto Esperidião, mas precisamente na Estrada Laranjeira, utilizando pessoas como “mulas”. A informação dava conta que havia grande fluxo de pessoas trazendo entorpecente da Bolívia.

“Com base nessas informações uma equipe de policiais civis se deslocou até o ponto e começou a monitorar a região. Quando por volta das 23h da noite de terça-feira os dois suspeitos apareceram em uma motocicleta”, explicou a delegada.

O condutor do veículo era Alessandro que estava na companhia de Vanderlucio. Os dois foram parados e na abordagem ambos entraram em contradição por diversas vezes, sendo que a história contata por um não batia com a do outro, despertando suspeita por parte dos policiais civis.

Durante a conversa com os dois suspeitos, outro motoqueiro passava pela estrada e também foi parado. Marcelo de Souza dirigia uma motocicleta Tornado 250 vermelha, e após se identificar informou que vinha de uma fazenda da região à procura de trabalho e que estava retornando para Porto Esperidião. Depois de ser revistado foi liberado.

Os policiais civis voltaram a questionar Alessandro e Vanderlucio, quando ouviram assovios - usados como código entre os traficantes - e perceberam a aproximação de uma pessoa. Diante do som, os policiais se esconderam na mata e passaram a responder os assovios. Logo em seguida avistaram a aproximação do menor A.J.S. que abordado contou que vinha na companhia de Alessandro e Marcelo, carregando 60 tabletes de cocaína.

O adolescente também relatou que foi juntamente com Vanderlucio até a Bolívia e no retorno recebeu apoio para transportar a droga até a cidade de Porto Esperidião. Conforme o adolescente, cada um dos detidos receberia R$ 140, por tablete, transportado.

Os três acusados foram levados à Delegacia de Polícia de Porto Esperidião.

Ainda na madrugada, os policiais montaram outra campanha para localizar Marcelo, que havia sido liberado. O suspeito foi preso na mesma localidade da estrada do Laranjeira, próximo ao Rio Guapeí, dirigindo um veículo Gol cinza. Ele tinha retornado ao local para buscar a droga, que estava escondida no mato.

Nas investigações, a Polícia Civil apurou que pessoas contratadas como “mulas” são escoltadas por bolivianos fortemente armados com fuzis 762 e AR15.

“A escolta é feita geralmente por 8 a 12 bolivianos que vem fazendo o acompanhamento de 10 mulas. Cada uma dessas pessoas carrega cerca de 20 quilos de droga e fazem o transporte a pé”, destacou a delegada regional de Cáceres Alessandrah Marquez Alecrim.

Toda droga apreendida foi periciada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6916/visualizar/