Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 12 de Agosto de 2015 às 08:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Deputados, governadores e personalidades dos estados de Mato Grosso,  Mato Grosso do Sul e Rondônia se reúnem nesta quarta-feira (12) para a comemoração dos 180 anos do Parlamento Mato-Grossense. O evento começa às 8h30, no teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá.

O deputado Wancley Carvalho (PV), que é coordenador do evento, ressalta que, apesar da divisão territorial, a história dos três estados não foi separada, e, por isso, celebrar a memória é prepara um novo tempo.

"As histórias de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia se confundem com a historia do nosso Parlamento. Desde a monarquia até a consolidação da democracia, a Assembleia de Mato Grosso sempre  esteve presente em todos os movimentos importantes dos três estados. Revivendo nosso passado, vamos planejar o futuro".

Para Wancley Carvalho, as comemoração dos 180 anos servirão para unir os estados, além de fortalecer os legislativos. "Temos confirmada a presença de 15 deputados de Mato Grosso do Sul, um deputado representando o Parlamento de Rondônia, além dos governadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com o Legislativo unido, quem ganha é a população", declarou Wancley.

Além da solenidade, a programação inclui apresentações teatrais e musicais, exposições, lançamentos de livros e selos comemorativos. "Convido todos para a comemoração. Fizemos com muito carinho para a população. A entrada é franca e a presença de cada um é muito importante", finalizou o parlamentar.

Programação

Antes da sessão solene, será aberta uma exposição temática dos 180 anos de evolução do Parlamento Participativo, no saguão da Assembleia Legislativa, às 8h30. Às 8h40, ocorre o hasteamento dos Pavilhões: Nacional, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul na frente da Assembleia Legislativa. 

Às 9h, os parlamentares concedem coletiva à imprensa, no foyer do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Em seguida, autoridades e convidados seguem para a sessão solene, onde serão lançados o selo comemorativo dos 180 anos, junto com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBC) e outorgadas as Comendas Filinto Müller (aos presidentes das Assembleias Legislativas de MT e MS e aos governadores dos dois estados) e Comenda Memória do Legislativo, aos atuais deputados de MT e MS; também será entregue, durante a solenidade, o Troféu Comemorativo aos 180 anos a todos os deputados e ex-deputados.

Ainda durante a solenidade, serão lançadas duas publicações. O livro “Álbum das Sedes”, que conta a história do parlamento mato-grossense a partir das suas sedes e um livro que reúne os discursos dos presidentes da AL e dos governadores, entre 1979 a 2015. As duas publicações foram organizadas pelo Instituto Memória do Poder Legislativo.

 

Às 16h, será realizado encontro dos Parlamentares da ALMT, ALMS e ALRO, na Sala das Comissões, da AL. Às 17h, também no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, serão realizadas diversas apresentações culturais, entre elas, a exposição Manoel de Barros e a Mídia Impressa no foyer do Teatro do Cerrado, tendo como curador o Instituto Memória. No mesmo espaço, dando sequência à programação, com direção e roteiro de Luis Carlos Ribeiro será apresentada a peça teatral: Manoel – Leite e Barro Pantaneiro.   





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6932/visualizar/