Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 28 de Julho de 2015 às 13:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Quem transitar à noite pela região onde está o Museu da Caixa D Água Velha vai se deparar com cores novas no espaço. Até esta sexta-feira (31), o local recebe uma iluminação especial, em alusão à Semana de Mobilização Contra o Tráfico de Pessoas, intitulada Coração Azul.

A iniciativa é feita em parceria com o Governo do Estado, através do Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Ao longo desta semana, a programação visa orientar e alertar a população por meio de campanhas socioeducativas, atos públicos, entrega de panfletos, palestras e uma Audiência Pública que será realizada na Assembleia Legislativa.

Para Alberto Machado, secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, fazer parte do Coração Azul é um papel importante da Prefeitura em diversos sentidos.

“A causa é nobre e demonstrar nosso apoio dessa forma simbólica é o mínimo que poderíamos fazer. O Governo do Estado tem se mostrado um grande parceiro dessa gestão e nos envolvermos nessa campanha, que visa orientar a população, faz parte também do nosso compromisso com o povo cuiabano. Além disso, nosso Estado está próximo à fronteiras onde existem casos de tráfico humano”, afirma.

Simbologia do Museu

A escolha do Museu da Caixa DÁgua Velha para ilustrar a campanha Coração Azul foi proposital, devido à simbologia do espaço para a Capital. Além de ser conhecido internacionalmente, o local recebe em média 100 visitantes por dia. Já a árvore iluminada em questão, Ximbuva, é feita da matéria-prima original utilizada para a produção das melhores violas de coxo e atualmente está em extinção.

Coração Azul

A campanha foi oficialmente lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o problema e inspirar aqueles que detêm poder de decisão a promover as mudanças necessárias para acabar com esse crime.

No Brasil, a iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça, e tem a participação de vários órgãos públicos e não-governamentais. Em vários estados, os prédios vão ser iluminados de azul como um alerta à população.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7231/visualizar/