Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Domingo - 26 de Julho de 2015 às 18:41
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


As vias que ficam no entorno do ICE também terão mudança no sentido.
As vias que ficam no entorno do ICE também terão mudança no sentido.
A partir das 7h desta segunda-feira, 27 de julho, entrará em funcionamento o segundo Sistema Viário Binário na Capital. Desta vez, as mudanças no sentido de tráfego ocorrerão em oito ruas do bairro Jardim Tropical, dentre elas a Guilherme Hans, La Paz, Oslo e Avenida Europa, que ficam no entorno do Instituto Cuiabano de Educação (ICE), em uma área de grande circulação de veículos.

Estas medidas que estão sendo adotadas pela Prefeitura de Cuiabá para melhorar a fluidez do tráfego fazem parte de um Caderno de Projetos executados pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) e começaram no dia 22 de junho com o funcionamento do sentido único em trechos das Avenidas São Sebastião e Ipiranga. Outras ações que fazem parte do projeto já foram implementadas, como a readequação viária na rotatória da Avenida Miguel Sutil, região do Circulo Militar, além de sinalização horizontal e vertical em várias regiões da cidade, como no Bairro Primeiro de Março.

As empresas responsáveis pelos serviços viários estão sinalizando (sinalização horizontal e vertical) cerca de quatro quilômetros de vias e instalando em torno de 140 placas no jardim Tropical. Com o sistema binário em vigor a partir desta segunda-feira, a Rua Guilherme Hans, onde fica localizado o ICE, que hoje é mão dupla, passará a ter sentido único e os veículos vão descer o trecho entre a Avenida General Mello e a Rua Coronel João Lourenço de Figueiredo.

O percurso do binário na Rua La Paz, paralela a Guilherme Hans, será mais longo. Atualmente a La Paz é mão dupla e, com o sistema, ela terá sentido único entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e a Rua Amazônia, atravessando a Avenida General Melo.

As vias que ficam no entorno do ICE também terão mudança no sentido. A Avenida Europa, onde fica a entrada principal da faculdade, terá sentido único entre a Rua Guatemala e a Rua Guilherme Hans (os carros sobem) e a Rua Oslo terá sentido único entre a Rua Guilherme Hans e a Rua Moçambique (os carros descem). Nestas duas ruas que terão mão única o estacionamento será nos dois lados das vias.

A Rua Capitão Iporã (onde fica a Escola Municipal Santa Cecília), que hoje é mão dupla, vai descer em sentido único da Rua Osvaldo Cruz até a Fernando Corrêa da Costa. Já a Rua 31 de Março, que hoje é mão única no trecho entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e a Rua Coronel João Lourenço de Figueiredo, se tornará mão dupla.

Outras alterações ocorrerão na Rua São Miguel, que é mão dupla e passará a ser mão única entre a Rua Tiradentes e a Fernando Corrêa da Costa, e também na Rua Bandeirantes, que atualmente é mão dupla entre a Rua La Paz e a Rua Paraguassu e se tornará mão única nesse trecho.

Reunião no ICE

Durante reunião realizada na noite de quarta-feira (22) no auditório da Faculdade do ICE, o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, explicou a moradores, síndicos de edifícios da região, acadêmicos da faculdade, os motivos que levaram à Semob a implantar o Sistema Viário Binário no Jardim Tropical. França disse que é grande o número de reclamações recebidas pela Ouvidoria da Semob por causa dos problemas registrados no local.

“É uma reclamação histórica. A faculdade é um Polo Gerador de Tráfego e o fluxo intenso de veículos gera acidentes e transtornos para os moradores”, disse Thiago França, que foi à reunião acompanhado do diretor de Transporte, Gustavo Albino, e do supervisor de Sinalização, Oziel Medrado. Durante a reunião, o secretário respondeu a várias questões levantadas por alunos e moradores e aproveitou para pedir que eles atuem como multiplicadores, repassando as informações a outras pessoas.

“Os agentes de Trânsito estarão no local orientando, mas pedimos a colaboração dos motoristas que respeitem as novas sinalizações. Estas ações visam sanar alguns equívocos que herdamos das obras inacabadas da Copa e também implantar outras medidas para melhorar a fluidez do tráfego na Capital”, acrescentou Thiago França.

Cerca de três mil alunos estudam no Colégio e na Faculdade do Instituto Cuiabano de Educação nos turnos da manhã e da tarde (Maternal, Ensino Fundamental e Médio) e da noite (faculdade). A Rua Guilherme Hans, por onde também acontece o embarque e desembarque de alunos, atualmente é de mão dupla. Por ser estreita e com estacionamento de veículos nos dois lados, a confusão em determinados horários é inevitável.

Trânsito emperrado

“Já ocorreram vários conflitos aqui na região, principalmente em frente à faculdade por causa desse trânsito. Um carro subia, outro descia e travava o trânsito, gerava muito transtorno para os moradores com estacionamento em porta de residências, de garagens. Às vezes ficavam discutindo 20 minutos na porta porque o trânsito ficava emperrado por causa do tráfego que não ia nem para um lado, nem para o outro”, relata Luiz Ricardo de Oliveira Lobo, administrador da Regional Leste da Prefeitura de Cuiabá, que organizou a reunião no ICE.

Segundo o administrador da regional, algumas questões levantadas por alunos, como a segurança na região (principalmente para quem deixa o carro estacionado mais distante), serão discutidas em uma reunião na próxima semana com representantes da Secretaria de Segurança do Estado.  Outras questões de competência da prefeitura já estão sendo providenciadas, como a melhoria da iluminação (com a colocação de lâmpadas mais potentes) e poda das árvores. Já o presidente da Associação de Moradores do Jardim Tropical, Saulo Silva Barros, ressaltou que nos primeiros momentos será importante que a fiscalização de trânsito atue no local até que os moradores se acostumem com as mudanças.

Para o diretor de Pós-Gradução do ICE, professor João Edison de Souza, as alterações no trânsito que estão sendo feitas pela Semob estão melhorando a trafegabilidade na Capital. Segundo ele, levando em conta a população de Cuiabá, de Várzea Grande e da Baixada, circulam pela região metropolitana cerca de 1 milhão de pessoas e, por isso, o fluxo de veículos é muito grande e a sociedade tem que entender que as mudanças são necessárias. “Nossos hábitos e costumes não podem ser mais os mesmos, então, é tempo de fazer essas mudanças, a cidade precisa fazer isso”, afirmou.

BINARIO JARDIM TROPICAL RUA GUILHERME HANS

Atualmente: mão dupla entre a Avenida General Mello e Rua Coronel João Lourenço de Figueiredo.

Com binário: mão única sentido Avenida General Mello e Rua Coronel João Lourenço de Figueiredo.

RUA LA PAZ

Atualmente: mão dupla entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e Rua Amazônia.

Com binário: mão única sentido Avenida Fernando Correa da Costa e Rua Amazônia.

AVENIDA EUROPA

Atualmente: mão dupla entre a Rua Guatemala e Rua Guilherme Hans.

Com binário: mão única sentido Rua Guatemala e Rua Guilherme Hans.

RUA OSLO

Atualmente: mão dupla entre a Rua Guilherme Hans e Rua Moçambique.

Com binário: mão única sentido Rua Guilherme Hans e Rua Moçambique.

RUA CAPITÃO IPORÃ

Atualmente: mão dupla entre a Rua Osvaldo Cruz e Avenida Fernando Corrêa da Costa.

Com binário: mão única sentido Rua Osvaldo Cruz e Avenida Fernando Corrêa da Costa.

RUA 31 DE MARÇO

Atualmente: mão única entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e Rua Coronel João Lourenço de Figueiredo.

Com binário: mão dupla sentido Avenida Fernando Corrêa da Costa e Rua Coronel João Lourenço de Figueiredo.

RUA SÃO MIGUEL

Atualmente: mão dupla entre a Rua Tiradentes e Rua Bandeirantes.

Com binário: mão única sentido Rua Tiradentes e Rua Bandeirantes.

RUA BANDEIRANTES

Atualmente: mão dupla entre a Rua La Paz e Rua Paraguassu.

Com binário: mão única sentido Rua La Paz e Rua Paraguassu.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7270/visualizar/