Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 22 de Julho de 2015 às 13:01
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Objetivo da reunião foi dar conhecimento das atividades da pasta por meio da oferta de programas, projetos e benefícios
Objetivo da reunião foi dar conhecimento das atividades da pasta por meio da oferta de programas, projetos e benefícios
A prefeita Lucimar Sacre de Campos esteve reunida na manhã desta quarta-feira (21), com todos os presidentes de bairros para apresentar as Políticas Públicas da Pasta da Assistência Social, que de forma descentralizada presta serviços sócios assistenciais em vários bairros da cidade. O novo modelo de gestão do Sistema Único de Assistência Social desenvolve ações de proteção na atenção básica e especial. O objetivo da reunião foi dar conhecimento das atividades da pasta por meio da oferta de programas, projetos e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A prefeita Lucimar Campos disse que esta é a primeira reunião de tantas outras que ainda serão realizadas com lideranças de bairros na integração da administração pública, que é o de levar serviços prioritários a cada localidade municipal. “Hoje estamos falando da assistência social e, é por meio dela que vamos articular os esforços da nossa gestão participativa, acordado com as necessidades de cada bairro. Não só vamos fortalecer as ações e serviços da assistência como também é nossa proposta, integrar as várias pastas da gestão concedendo ações necessárias”, disse a prefeita.


Outro ponto que será trabalhado junto com as comunidades, segundo ainda a prefeita Lucimar, é a discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LOA. Isso porque a LDO define as diretrizes de onde será aplicado o orçamento anual do município. Tudo o que for executado nas ações de serviços precisam constar na LOA. “É fundamental a participação dos presidentes de bairros e da comunidade na definição das prioridades de cada localidade. Tenho cerca de um ano e meio de gestão pela frente e, é impossível resolver todos os problemas de Várzea Grande, mas iremos assegurar um grande diferencial na oferta de serviços com responsabilidade, respeito e verdade naquilo que a prefeitura for capaz. Porém asseguro que todos os bairros dos municípios serão contemplados com ações e serviços”, explicou a prefeita.


A coordenadora da Assistência Social, Bernadete Miranda, fez uma explanação sobre o Sistema Único de Assistência Social que está organizado em dois tipos de proteção social, sendo a primeira a proteção básica, destinada a prevenção de riscos sociais e pessoas, por meio da oferta de programas e serviços que acolhe famílias em situação de vulnerabilidade sociais. A segunda é a proteção especial destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados, quer seja por ocorrências de abandono ou por maus-tratos, abusos sexual, usos de drogas entre outros aspectos. “A pasta da assistência possui vários serviços descentralizados nestes dois tipos de proteção social.

Necessitamos da integração dos líderes comunitários para ter conhecimento dos serviços que são ofertados e que a comunidade busque esse acesso, beneficiando não só a localidade bem como todas as famílias”, afiançou.


O presidente da União Varzeagrandense de Bairros (Univab), o vereador e líder da prefeita na Câmara Municipal, Claído Celestino Batista (Ferrinho) elogiou a iniciativa da prefeita Lucimar Campos em abrir os canais de comunicação direta com os presidentes de bairros. “Contar com a colaboração e disponibilidade da administração em nos ouvir já marca o diferencial de gestão. A prefeita Lucimar tem um perfil diferente o de ouvir a população e de estar no meio dela, o que facilita a interação do gestor com a  comunidade.”, disse o vereador.


O presidente do bairro Gonçalo Botelho de Campos, Valdevino Alves dos Santos, disse que a sua localidade necessita de várias melhorias, mas que confia na atual administração com a abertura desse diálogo. “Acredito que os problemas do meu bairro são os mesmos de outras localidades, necessitamos de infraestrutura, saneamento e legalização cadastral. A prefeita abriu hoje a administração pública para nós moradores e lideranças o que facilitará na busca de soluções”, disse ele.


Já o presidente do bairro Jardim Panorama, José Batista, disse que ficou sensibilizado com a abordagem da prefeita, que de forma sincera,  explicou a atual situação da gestão pública e os problemas que a cidade enfrenta. “Deu-nos esperança e conforto quando disse que todos os bairros receberão algum tipo de serviço da administração pública. É o que precisávamos ter a prefeitura conosco”.


Ao final da reunião ficou acordado que no dia 10 de agosto, haverá uma nova reunião com todas as lideranças de bairros, para apresentação do Projeto de Execução de Serviços que serão ofertados por meio de mutirões.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7348/visualizar/