Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Segunda - 20 de Julho de 2015 às 15:35
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), assinaram um Termo de Cooperação para a instalação e operação da Central de Inteligência de Controle de Trânsito de Cuiabá (CICT), que vai viabilizar o programa de vigilância eletrônica do trânsito na Capital. O acordo foi firmado na manhã desta segunda-feira (20).

Os dados e imagens das câmeras de videomonitoramento coletados pelo sistema de monitoramento da Semob serão transmitidos ao CICT, permitindo o acompanhamento do tráfego nas vias da cidade, operações de campo e situações de emergência, o que subsidiará a tomada de decisões de forma mais rápida e eficaz.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thiago França Cabral, a assinatura do Termo de Cooperação é mais uma parceria entre o município e Estado que tem tudo para dar certo, a exemplo da operação Lei Seca, realizada todos os meses, e como aconteceu durante a Copa do Mundo em Cuiabá. “As câmeras vão subsidiar nossos trabalhos para aprimorarmos as fiscalizações e levarmos para a sociedade respostas mais rápidas e eficientes, contribuindo na redução dos números de acidentes de trânsito, bem como na mobilidade urbana, por meio de informações em tempo real de pontos críticos da cidade”, explicou.

Pelo Termo de Cooperação, será obrigação da Sesp ceder um espaço físico na sede do órgão para a instalação da Central de Monitoramento, além de fornecer à Semob acesso ao banco de dados que compõe o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Já a secretaria municipal ficará responsável por custear as despesas mensais decorrentes do programa de vigilância eletrônica, além de fornecer servidores para desempenho das atividades relativas ao monitoramento, os quais deverão passar por capacitação.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, ressaltou que a assinatura é uma ação que demonstra a sinergia existente entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá. “A cooperação que estabelecemos hoje é a otimização de recursos públicos para que possamos alcançar resultados na prestação de um serviço melhor para a sociedade”, destacou o prefeito.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, a parceria é a forma concreta de uma gestão moderna. “Outras parcerias também serão feitas para que possamos fazer um trabalho diferenciado, que terá como consequência mais qualidade de vida aos cidadãos”, finalizou Zaque.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7398/visualizar/