Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Sexta - 17 de Julho de 2015 às 16:46
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A pedido do deputado Wancley Carvalho (PV), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso concedeu a "Medalha de Honra ao Mérito Esportivo" ao atleta Eberson Matucari Silva e ao treinador Nelson Carlos Ferreira Júnior, pelos excelentes resultados obtidos para o atletismo estadual.

Ontem, quinta-feira (16), o atleta de Pontes e Lacerda conquistou a medalha de bronze no salto em distância, no segundo dia do Mundial de Menores (sub-17) de Cali, na Colômbia. Na primeira participação em uma competição mundial, Matucari conquistou o pódio inédito para o atletismo mato-grossense.

"O Eberson é um orgulho para nosso Estado. Com apenas 15 anos, esse jovem está mostrando para o Brasil e para o mundo a força, garra e determinação dos atletas mato-grossenses", elogiou o deputado na tribuna da Assembleia.

A homenagem foi solicitada pelo deputado no mês de junho, e obteve parecer favorável da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura e Desporto, da Assembleia Legislativa, no início deste mês.

Ainda esta semana, o atleta proporcionou outra boa notícia para o esporte de Mato Grosso. Eberson Matucari foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para fazer parte da equipe que representará o país no Campeonato Pan-Americano de Juvenis de Atletismo, em agosto, na cidade de Edmonton, no Canadá.

Reconhecendo a importância e os benefícios que a prática de esporte traz para a população, o deputado Wancley afirmou estar junto com o Governo do Estado na elaboração de incentivos aos atleta mato-grossenses.

"O esporte é um meio de transformação para quem prática. Como deputado estou fazendo gestão do assunto com a equipe da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e com o governador Pedro Taques (PDT)", disse.

Trajetória
 
Eberson iniciou no atletismo em 2013, desde então tem acumulado diversas conquistas em competições nacionais e internacionais.

No Campeonato Brasileiro de Atletismo, Eberson conquistou o 1º lugar na categoria 12 a 14 anos, realizado em Natal (RN), em 2013. No mesmo ano, o jovem também ocupou o lugar mais alto do pódio na modalidade salto em distância, no Campeonato Sul Americano Escolar, na Argentina.

Matucari também foi ouro no salto em distância, categoria sub 16, nos Jogos de Língua Portuguesa, realizados na Angola, em 2014.

No mês passado, Eberson foi vice-campeão no Ibero-americano no México. Ontem, na Colômbia, o atleta de Pontes e Lacerda faturou bronze no salto em distância, com a marca de 7m76. O ouro ficou com o cubano Maykel Demetrio (8m05, novo recorde do Campeonato) e a prata com o australiano Darcy Roper (8m01). A competição reúne 1.323 atletas de 16 e 17 anos, de 151 países.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7429/visualizar/