Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 17 de Julho de 2015 às 10:18
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A partir de agosto, com a volta das atividades legislativas, o Parlamento dará início a um amplo estudo sobre o saneamento básico em Mato Grosso, através da implantação de uma Câmara Setorial Temática (CST) sugerida pelo deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM). Fatores  como o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos serão analisados pela CST,  que fará um raio-x quanto as condições sanitárias  dos municípios mato-grossenses e, ao final de trabalhos, elaborará um projeto de lei.

De acordo com requerimento apresentado em plenário nesta quinta-feira (16), o grupo de estudo será presidido pelo engenheiro sanitarista Paulo Modesto Filho, Profº Dr. da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e terá como membros os sanitaristas Profª Dra. Eliana Beatriz Nunes Rondon (UFMT) e Francisco H. Silva Lima (Funasa), além do mestre em Hidráulica e Saneamento  Alceu de Castro Galvão Junior,  a veterinária  Christine Strusman ( UFMT), o geólogo Fernando Ximenes Salomão (UFMT), o biólogo  Darci Mauricio Miranda de Oliveira (UFMT), a advogada  Mara Jane Silva Lima (AL/MT) e o consultor  da CST   Paulo Sérgio da Costa Moura.

Em sua proposição Dilmar alerta para os problemas decorrentes da falta de esgotamento sanitário,  a exemplo da malária, diarreia, tuberculose e   cisticercose,  enfermidades ainda  muito comuns em Mato Grosso e que são transmitidas  pela ingestão de água contaminada, contato da pele com o solo e lixo contaminados, ressaltando que os custos com prevenção  são menores do que os que se tem com a cura e a perda de vidas por causa delas. Ele afirma também se poderiam otimizar os gastos públicos com saúde se o dinheiro investido em tratamento de patologias  vinculadas à falta de saneamento pudesse ser direcionado para outras questões.

“São muitas as doenças vinculadas à falta de saneamento. Elas interferem na qualidade de vida da população e até mesmo no desenvolvimento do país. A maioria dessas doenças é de fácil prevenção, mas causam muitas mortes, como o caso da diarreia entre crianças menores de 5 anos no Brasil. Os índices de mortalidade infantil também estão associados ao acesso a serviços de água, esgoto e destino adequado do lixo”, ponderou Dilmar.

A CST terá início na primeira semana de agosto, com prazo para conclusão de 180 dias. Os encontros semanais acontecerão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7446/visualizar/