Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 24 de Junho de 2015 às 15:41
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Aspectos teóricos e práticos relacionados ao Laboratório de Lavagem de Dinheiro serão debatidos por promotores e procuradores de Justiça, juízes e integrantes da Segurança Pública durante curso que será realizado em Cuiabá, nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O evento é uma realização do Ministério Público do Estado de Mato Grosso em parceria coma a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

De acordo com o coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco/MT), promotor de Justiça Marco Aurélio de Castro, as palestras serão proferidas pelo coordenador-geral de Supervisão do COAF, Joaquim da Cunha Neto, e pelo promotor de Justiça e coordenador do Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro em Belo Horizonte, Renato Froes ª Ferreira. O curso terá início às 14h de quinta-feira e se encerrará às 18h de sexta-feira.

“Além do nivelamento de conhecimento, o curso possibilitará o estreitamento de laços institucionais com o COAF, sempre visando ao interesse público. Pretendemos discutir a questão doutrinária da lavagem de dinheiro e casos práticos de investigação”, destacou o coordenador do Gaeco.

Na terceira coletânea de casos brasileiros de lavagem de dinheiro publicada pelo COAF, foram apresentadas quinze tipologias da prática de lavagem de dinheiro no país, que identificam os sinais de alerta e contribuem para a detecção e a prevenção desse crime. Entre elas, estão a Remessa de Recursos Ilícitos por meio de Fraude no Comércio Exterior; Lavagem de Dinheiro de Factoring Informal via Postos de Combustíveis; Aquisição de Insumos para Produção de Drogas; Sistema Alternativo de Remessas de Valores via Sites de Vendas na Internet ; Corrupção de Servidores Públicos, entre outras.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7926/visualizar/