Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sexta - 19 de Junho de 2015 às 15:35
Por: Redação c/ Ascom PJC-MT

    Imprimir


PJC/MT
Quinze pessoas acusadas de invasão de uma área de preservação permanente, no município de Várzea Grande, foram presas na manhã desta sexta-feira (19.06), pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil. Os invasores estavam há cerca de 30 dias, em uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados, na região do bairro Jardim Vitória, localidade do Carrapicho.

O delegado da Dema, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, informou que a área era ocupada irregularmente por cerca de 30 pessoas, todas já identificadas, mas no momento da retirada somente 15 foram encontradas no local. "Todas, incluindo as que não foram conduzidas à Dema,  irão responder por crimes de invasão de área pública, incêndio florestal e por destruição ou danos a área considerada de preservação permanente, previstos na lei de  Crimes Ambientais 9.605/98", disse o delegado.

A ação contou com apoio de equipes da Gerência de Operações Especiais (GOE) e foi realizada após perícia na área que confirmou se tratar de uma APP. Conforme o delegado Vitor Hugo, outras pessoas que teriam incentivado a ocupação irregular serão investigadas.

Segundo laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a área apresenta vegetação natural caracterizada e denominada por Savana Estacional Arborizada de Galeria (Cerrado). Os peritos também constataram que havia um córrego com largura de 10 metros, com diversas vegetações nativas.

No local foram encontradas várias barracas feitas de madeiras, que segundo apontou a perícia, provavelmente foram utilizadas madeiras retiradas da vegetação próxima ao córrego. Também foram localizadas lonas, remoção de vegetação nativa, indícios de focos de incêndios e flagrado um incêndio intencional na faixa de preservação permanente.

O trabalho integra o planejamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública para a repressão aos crimes ambientais.  

 

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7983/visualizar/