Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 18 de Junho de 2015 às 13:50
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Campanha do Congresso Nacional Mais Mulheres na Política, a reforma que o Brasil precisa”, que será lançada nesta segunda-feira (22) em Mato Grosso, já repercute entre os deputados estaduais. O presidente da Casa de Leis, Guilherme Maluf (PSDB), ressaltou a importância do evento para fomentar a participação das mulheres na política.

“Levantar a discussão é encontrar caminhos para estimularmos a maior participação das mulheres na política e colher frutos com a ampliação nos mandados eletivos”, afirmou o parlamentar.

Maluf também lembrou que os partidos políticos devem se engajar no estímulo a participação das mulheres na política. “Hoje, as mulheres têm pouca representação nos parlamentos brasileiros. Por isso, precisamos enquanto deputados estaduais também levar o assunto para os municípios e fomentar o debate”, disse.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ondanir Bortolini, Nininho (PR), também se manifestou favorável à campanha. Destacou a importância de ter o equilíbrio entre a participação feminina e masculina na política.

“É a melhor forma de estabelecermos a democracia brasileira. As portas estão abertas para as mulheres, como nunca estiveram em outros momentos da história. Elas já conquistaram muito, mas ainda existem espaços para serem ocupados. É de extrema importância esta ação”, deputado estadual Nininho.

Atualmente, a deputada Janaína Riva (PSD) é a única mulher a ocupar uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa. A parlamentar é a favor das mulheres terem uma quantidade mínima de vagas garantidas nos Parlamentos e destaca essa campanha é essencial para fomentar a discussão.

Não adianta dizer que concorremos em condição de igualdade com os homens, porque não é verdade. Parimos, temos funções domésticas, além de, na maioria das vezes, atuarmos como o arrimo de família. Então, qual incentivo tem a mulher para entrar de verdade em uma disputa eleitoral, tendo com isso que deixar seus filhos e obrigações de casa?”, questionou Janaína, dando como exemplo a realidade de Mato Grosso que, hoje, só conta com uma deputada Estadual, nenhuma deputada Federal e nenhuma senadora.

MAIS MULHERES NA POLÍTICA 

A campanha é uma iniciativa da bancada feminina do Congresso Nacional, por meio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

 

O evento conta com a parceria da Assembleia Legislativa e do gabinete do senador José Medeiros (PPS-MT) e terá início às 9h, nos auditórios Milton Figueiredo e Licínio Monteiro da AL.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/7998/visualizar/