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TRÂNSITO
Quarta - 17 de Junho de 2015 às 14:50
Por: A Gazeta

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 Com o objetivo de dar maior fluidez ao tráfego, algumas ruas da Capital passarão de mão dupla para sentido único. A previsão é que estas mudanças comecem a entrar em rigor a partir de 30 de junho inicialmente nas avenidas São Sebastião e Ipiranga, duas importantes vias que atravessam toda a área central da cidade. As intervenções fazem parte do Sistema Viário Binário, que integram o projeto "Abrindo Caminhos", da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Desde a última segunda-feira (15), novas placas de sinalização vertical e horizontal estão sendo instaladas nas duas avenidas. Segundo a Semob, as medidas a serem implantadas seguirão um cronograma para evitar impactos no trânsito.

Segundo o secretário da pasta, Thiago França, até o final do ano outros cinco binários serão implantadas. “Para evitar impactos no trânsito, seguiremos um cronograma. O objetivo é implantar um binário por mês até dezembro. Paralelamente vamos desenvolver outras ações de sinalização e revitalização em alguns pontos”, explicou.


A ação faz parte do projeto "Abrindo Caminhos", lançamento do Sistema Viário Binário, que consiste em transformar vias paralelas de mão dupla em ruas com um sentido único. Esta é uma das medidas que integram o projeto “Abrindo Caminhos”, da Semob, e que serão implantadas até o final de dezembro.

Ainda de acordo com a pasta, quando o sistema viário binário estiver funcionando, a Avenida São Sebastião passará a ser mão única no trecho entre a Avenida Dom Bosco e a Rua Prefeito Francisval Brito no sentido Bairro Cidade Alta. O motorista que quiser voltar para o centro, deve seguir pela Avenida Ipiranga, que terá sentido único entre a Rua Maurício Cardoso e a Avenida Dom Bosco.

“Esse binário, além de garantir e aumentar a trafegabilidade vai eliminar pontos de conflito com acidentes de trânsito. Vai garantir uma maior segurança viária, não só para os condutores, mas também para os pedestres. A partir do dia 30, pedimos a compreensão de todos para que respeitem as novas sinalizações do trânsito. Nossos agentes estarão monitorando todos esses trechos que compreendem quase 4 km para que possamos melhorar a fluidez nesta região central”, explicou o secretário.

Estudos da Semob

O Sistema Binário vem sendo adotado pelas grandes capitais e é visto como solução para dar mais fluidez ao tráfego de vias rápidas e muito movimentadas. Conforme estudos feitos pelo Semob nas avenidas São Sebastião e Ipiranga, no horário de pico registrou-se a passagem de mais de 2 mil veículos com a ocorrência de mais de 100 acidentes por mês em pontos de conflito, sobretudo nos cruzamentos da Senador Metelo, Thogo da Silva Pereira e Dom Bosco.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, os sistemas binários promovem uma melhor distribuição do trânsito da cidade estruturando o sistema viário local, melhorando a fluidez do trânsito, na medida em que elimina muitas das conversões conflitantes, aumentando, assim, a segurança dos pedestres. “A transformação de uma via em sentido de operação em mão única é um dos recursos de engenharia de tráfego para melhorar a fluidez de importantes vias centrais, de modo que duas vias passem a operar com sentidos de direção alternados”, explicou.

Segundo o secretário, estas vias (São Sebastião e Ipiranga) tem um perfil de uso misto com ligeira preponderância do uso comercial na Avenida Ipiranga. Esta configuração confere uma forma de utilização que demanda estacionamento para os usuários do comércio lindeiro que precisa acessar os pontos de venda e com isto acabam gerando um enorme conflito com os veículos que precisam continuar ininterruptamente o seu curso.

Para Thiago França, isso tem gerado situações de redução da capacidade de fluidez, insegurança e desconforto aos usuários. Contribui, ainda, para o esvaziamento das áreas centrais e evasão dos consumidores para os centros comerciais, causando prejuízos para toda a sociedade. “As pessoas passam a procurar outros estabelecimentos para se livrar do transtorno de não ter onde parar de forma ordenada sem se expor a risco e expor a terceiros o mesmo tipo de risco”, acrescentou o secretário.

Outras vias com Sistema Binário

Além das avenidas São Sebastião e Ipiranga, o Sistema Viário Binário será implantado até o fim do ano em outras regiões. No Bairro Araés, nas ruas Manoel Leopoldino e Ministro João Alberto, e ainda no mesmo bairro nas ruas Américo Salgado e Tenente Eulálio Guerra; no bairro Jardim Tropical nas ruas Guilherme Hans e La Paz; Bairro Poção, ruas Dom Antônio Malan e Amarílio de Almeida; e no Centro Sul, nas ruas São Joaquim e Benedito Leite.

Sinalização Viária

A Semob também vai melhorar a sinalização nas seguintes vias: Rua Antônio Batista Belém (Lixeira), Avenida Brasil (CPA 2), Avenida Pernambuco (CPA 1), Avenida das Torres, Avenida Filinto Muller e Rua Estevão de Mendonça (Quilombo), Rua Major Gama (Centro Sul), Rua Dr. Euricles Mota (Jardim Guanabara), Rua Voluntários da Pátria (Centro Norte), Avenida Senador Metelo (Centro Sul), Rua Corsino Amarante (Centro, Quilombo e Duque de Caxias II), Rua Coronel Neto (Goiabeiras) e Rua Corumbá (Baú).

Adequação Viária de Interseções

O Programa “Abrindo Caminhos” prevê também adequações viárias de interseções nas Ruas General Ramiro de Noronha com a Rua Estevão de Mendonça e na rotatória da Avenida 8 de Abril com a Rua Barão de Melgaço. As adequações incluem a instalação de semáforos, recortes de canteiros, fechamentos e abertura de canteiros e sinalização viária horizontal e vertical.

Polos Geradores de Tráfego

As regiões onde estão localizados os Hospitais Santa Rosa (Bairro Jardim Mariana) e São Mateus (Bairro Bosque da Saúde) e ainda o Shopping Goiabeiras (Bairro Goiabeiras), são consideradas Polos Geradores de Tráfego pela Semob, já que em seus entornos há grande movimentação de tráfego. Por isso, serão tomadas medidas como a proibição de estacionamento em determinados pontos, bem como a melhoria da sinalização, que poderão melhorar a fluidez do trânsito e evitar congestionamentos.

“Na Avenida Lava Pés, por exemplo, em parceria com o Shopping Goiabeiras vamos fazer a adequação viária em toda a extensão da via, desde a trincheira do Santa Rosa, até a Estevão de Mendonça, na Praça 8 de Abril, com sinalização, implantação de semáforos e fechamento de retornos”, disse o secretário.

Reprogramação Semafórica

Outra medida visa à revitalização de semáforos, instalados em 2004, melhorando o sincronismo dos equipamentos. “A última reprogramação foi em 2009. E o objetivo é criar aquilo que chamamos de onda verde, para garantir a trafegabilidade. Já começamos na semana passada com essa reprogramação na Avenida do CPA, na rotatória da Escola Maria Dimpina e no 9º BEC e na rotatória da Avenida Fernando Correa da Costa com a Carmindo de Campos e vamos estender isso para a Avenida Getúlio Vargas e Isaac Póvoas”, anunciou Thiago França.





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