Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Quarta - 17 de Junho de 2015 às 00:30
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


Em menos de cinco horas, a Defensoria Pública de Mato Grosso conseguiu, por meio de liminar, uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá para um jovem assistido de 19 anos que buscou atendimento no Núcleo Cível.

Atendido pelo Defensor Público João Augusto de Sanctis Garcia, o irmão do jovem relatou que a situação era gravíssima por conta de um aneurisma sofrido. O paciente apresentava diagnóstico de má formação cerebral, e quando deu entrada no hospital sentia cefaleia súbita seguida de agitação psicomotora e confusão mental.


Segundo o médico que atendeu o jovem, havia necessidade de um exame na artéria. A situação do paciente se agravou, e houve a urgência de transferir o paciente para a UTI.


“A Defensoria Pública já tem uma tradição em atender os pleitos de saúde no Estado, a população carente sabe que pode nos procurar para solucionar as questões emergenciais que não são resolvidas administrativamente. Estamos trabalhando para que a lei seja cumprida em favor dos assistidos”, disse Garcia.


Conforme informou o Defensor, em média, um assistido demora entre um e três dias para conseguir uma UTI no Sistema Único de Saúde em Mato Grosso. No gabinete de acompanhamento processual da Defensoria, são atendidas cerca de 100 pessoas por semana, e as maiores demandas são de remédios de alto custo e cirurgias, em sua maioria oculares.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8033/visualizar/