Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Sexta - 12 de Junho de 2015 às 13:23
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá fizeram na noite de ontem (11) uma blitz educativa nas esquinas da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Estevão de Mendonça, próximo ao Choppão. A campanha, com os temas “Gentileza no Trânsito” e “Respeito aos Limites de Velocidade nas Vias”, teve o objetivo de orientar os motoristas e também mostrar à sociedade que os agentes, conhecidos como “amarelinhos”, não atuam somente para notificar ou multar, mas também para ajudar à sociedade a ter mais consciência e responsabilidade na hora de pegar o volante.

"Estamos desenvolvendo uma série de medidas para divulgar esse trabalho do agente de Trânsito. É uma nova metodologia que estamos implantando, o agente está mais atuante”, observou o diretor de Trânsito da Semob, Gustavo Tiago da Silva Albino, que coordenou no local o trabalho de 12 agentes, que tiveram também o apoio de policiais militares.

Segundo o diretor, estas ações se tornarão rotineiras a partir de agora, e a Semob irá realizar blitzes educativas em outros pontos de cidade. “Os motoristas estão bem receptivos. Se visualizamos alguma irregularidade, como a falta de cinto de segurança, uso do celular, ou criança fora da cadeirinha, alertamos. Quando verificamos que está tudo ok, damos os parabéns”, acrescentou Gustavo Albino.

Trânsito solidário

Quando o semáforo fechava para os motoristas, os agentes aproveitavam para distribuir folhetos de orientação aos condutores. Uma das mensagens diz que “com gentileza todo mundo avança”, salientando a importância de que cada um faça sua parte para tornar o trânsito solidário. Outro folheto alerta sobre o funcionamento de equipamentos de fiscalização em vários pontos da cidade, como radares fixos, lombadas eletrônicas, detectores de avanço de semáforo e radares móveis.

“A fiscalização eletrônica é um instrumento indispensável no combate aos acidentes de trânsito. É, sem dúvida, um elemento fundamental no que tange a nos ajudar na fiscalização, pois contribui para que possamos levar os agentes para outros pontos da cidade, para atender outras regiões que precisam da presença da fiscalização”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, que acompanhou o trabalho dos agentes.

Segundo ele, a blitz teve dois objetivos. O primeiro, a conscientização dos motoristas. “Temos feito um esforço visando à mudança de comportamento, a postura do condutor cuiabano. A criação de regras gera a gentileza no trânsito, de maneira que a sociedade e o Poder Público possam fazer com que esse grande espaço público, chamado trânsito, possa realmente ser um ambiente de paz”, afirmou.

O segundo aspecto, segundo Thiago França, é da aproximação do agente de Trânsito com a sociedade. “Queremos mostrar para a sociedade que eles também são agentes de transformação, estão comprometidos com a preservação da vida e, acima de tudo, com esta mudança de comportamento dos condutores cuiabanos”.

Redução de acidentes

E os resultados dessa mudança de comportamentos dos condutores serão mostrados no próximo relatório que a secretaria está finalizando, que indica uma redução nos acidentes de trânsito, desde que equipamentos de fiscalização começaram a ser adotados no trânsito da Capital. “Estamos cruzando dados com a Secretaria Municipal de Saúde e com o Pronto-Socorro, mas é indubitável que, com a fiscalização eletrônica, foram reduzidos significativamente os acidentes de trânsito em Cuiabá”, disse Thiago França.

Atualmente atuam na fiscalização do trânsito em Cuiabá 189 amarelinhos. Destes, 144 são agentes de Trânsito e 45 são agentes de Transporte, responsáveis pela fiscalização de ônibus, micro-ônibus, táxi, mototáxi e o transporte escolar. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8073/visualizar/