Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Quinta - 28 de Maio de 2015 às 08:55
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O trânsito de Cuiabá ganhou reforço na fiscalização, a Prefeitura de Cuiabá entregou 100 certificados para alunos que se formaram no projeto “Agente Mirim de Trânsito”. A solenidade foi no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa.

O agente mirim da escola Orlando Nigro, Gustavo Ribeiro, prometeu chamar a atenção dos familiares que não respeitarem as regras de trânsito. “Já avisei lá em casa, quem fizer alguma coisa errada vai ser multado”, disse ele, garantindo que vai buscar fazer o possível por um trânsito mais seguro.

Ao som da banda do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, as crianças receberam os certificados e mochilas contendo acessórios para a atuação na fiscalização do trânsito, como bloquinhos de multas e livretos educativos com as regras de trânsito.

Os novos agentes mirins irão atuar em blitze educativas, realizando abordagens aos motoristas com os agentes de trânsito. As primeiras estão programadas para junho e devem ser feitas no entorno das escolas, durante o horário de entrada dos alunos, alcançando também os pais e responsáveis para as regras de trânsito.

O secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, destacou que a ideia do projeto é a de deixar um legado para o município. “Iniciamos com 100 alunos que serão exemplo, sensibilizando os adultos e formando novos cidadãos. Mas esse será um programa permanente de educação para o trânsito e poderemos alcançar um número muito maior de munícipes, garantindo um trânsito melhor e mais seguro para todos”, afirmou.

As crianças ganharam uniformes de agentes de trânsito, que usarão durante o período do projeto. Porém os alunos Pedro Henrique da Silva, Érica Petonímio, Lanai Cristina, Maria Clara Marques, Maria Beatriz de Lima e Cauan Moraes se destacaram durante o curso e poderão ficar com os uniformes. Eles também ganharam mochilas com material escolar.

Duas alunas, uma de cada escola, também se destacaram e ganharam tablets. Foram presenteadas Karine Oliveira Moreira e Viviane Souza Oliveira, que ficaram bastante emocionadas com a surpresa.

O coordenador de educação para o trânsito, Jadyr Lima de Moraes, explicou que os professores das escolas também serão capacitados para multiplicarem os conhecimentos das regras de trânsito aos demais alunos. As escolas ganharam certificados de participação. Outras três edições do projeto “Agente Mirim de Trânsito” já estão sendo programadas para este ano.

Para o promotor de Justiça, Alexandre Guedes, o projeto é uma forma de educação que funciona para promover cidadãos. “Não é através da repreensão que teremos bons cidadãos em nossa cidade. São estes exemplos que ajudarão a diminuir a violência no trânsito, causadora da grande parte das internações nos hospitais. São estas crianças que ensinarão aos adultos a se comportarem como pessoas educadas, que respeitam o próximo”, pontuou.

Também participaram da formatura a primeira-dama Virginia Mendes, os secretários municipais de Governo e Comunicação, Kleber Lima, e de Ordem Pública, Eduardo Henrique de Souza, o líder do governo na Câmara de Vereadores, Leonardo de Oliveira, a comandante do Batalhão Trânsito da Polícia Militar, Grasiele Bugalho, o diretor do Detran-MT, Rogers Jarbas, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Artur Nogueira, os promotores de justiça Ezequiel Borges e Márcia Borges Furlan, a secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Ana Regina, o diretor da Rota do Oeste, Fábio Abrita e representantes da Assembleia Legislativa, da Secretaria de Educação de Cuiabá e das Escolas Municipais 12 de Outubro e Orlando Nigro.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8303/visualizar/