Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 26 de Maio de 2015 às 09:40
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O governador Pedro Taques assinou o decreto que regulamenta o Sistema de Gestão da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e detalha como será usado o fundo para investimentos nos quatro municípios que compõem região. Na ocasião, Taques deu posse aos novos conselheiros para o biênio 2015/2017 do Conselho Deliberativo da Região Metropolitana (Coden-VRC) e defendeu a busca por soluções conjuntas para garantir qualidade de vida para a população.

A Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá foi criada 2009 com o objetivo de fomentar soluções conjuntas entre os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leveger. A discussão integrada dos problemas que afligem a população destes municípios é fundamental para garantir a qualidade de vida e a efetivação de políticas públicas de qualidade, segundo o governador.

Taques explica que em razão da proximidade entre os municípios é preciso tratá-los como uma região metropolitana. “Quando se fala em agência pensamos em saúde, educação, transporte, infraestrutura e meio ambiente. Também precisamos pensar no Rio Cuiabá que é um fator que nos une. Hoje regulamentamos uma lei que já existe e o fundo que vai prover recursos para o desenvolvimento desta região” 

Com a regulamentação do fundo será possível acessar os recursos necessários para melhorar a vida da população, segundo a presidente da Agência de Desenvolvimento Metropolitano, Tânia Matos. “Com o esforço conjunto será possível identificar os gargalos e permita que todos tenham acesso aos serviços de saúde, transporte, educação e saneamento sanitário”, explicou.

A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, comemorou a discussão integrada de soluções para os municípios e afirmou que esta iniciativa com o apoio do governador Pedro Taques é de fundamental importância para que o poder público possa oferecer uma cidade melhor para o povo. “É impossível falar em desenvolvimento de Mato Grosso sem discutir o desenvolvimento da região do Vale do Rio Cuiabá. O desenvolvimento unificado é fundamental para todos", afirmou.

A Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (AGem/VRC) foi criada por meio da Lei Complementar nº 499, de 22 de julho de 2013. A organização tem como finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum, direcionadas ao desenvolvimento integrado da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. Até o final de 2015 a Agem promoverá quatro reuniões com o Conselho Deliberativo , sendo a primeira no dia 30 de junho, em Várzea Grande, e a segunda no dia 27 de agosto, em Santo Antônio de Leverger.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8335/visualizar/