Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 25 de Maio de 2015 às 09:29
Por: A Gazeta

    Imprimir


 O governo de Mato Grosso vai apresentar, como novidade na negociação com os servidores públicos do Reajuste Geral Anual (RGA) o compromisso de pagar os 3,11% de recomposição que não entraram na folha de pagamento de maio até o mês de agosto, quando se encerra o segundo quadrimestre. O tema será tratado hoje (25), durante reunião entre o Fórum Sindical e o secretário de Gestão, Júlio Modesto.

O esforço para o repasse integral do aumento foi confirmado pelo governador Pedro Taques (PDT). De acordo com o pedetista, a medida só foi possível após a sinalização, nesta semana, por parte do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de que os mais de R$ 400 milhões que a União deve a Mato Grosso do Fundo de Apoio à Exportação (FEX). “Entendemos a necessidade de todos os servidores. Estamos trabalhando firme para que o restante possa ser pago no próximo quadrimestre, agora que a União sinalizou com a possibilidade de pagar o FEX. Estamos trabalhando muito, porque somos sabedores da importância para o nosso Estado dos 97 mil servidores”.

A nova reunião foi marcada após o Fórum não aceitar a proposta do Estado. Para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece teto e conta com um índice prudencial para os gastos com folha de pagamento, o governo propôs o pagamento de 3,11% em maio e o restante à medida em que evolua a arrecadação do Estado, alvo de análise mensal por parte da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) e representantes dos servidores.

O Fórum Sindical defende a recomposição imediata dos 6,22%, que é a inflação medida no último ano, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O secretário Modesto explica que, além do RGA, 11 das 27 categorias foram contempladas com aumentos superiores aos 6,22%, em respeito às leis aprovadas em negociações anteriores. “O impacto na folha, apenas com a primeira parcela é de R$ 97,5 milhões já em maio. Pautamos esta negociação pela transparência, abrimos as contas para os servidores e vamos continuar a avaliar a evolução para garantir a recomposição integral a todos”.

Conforme o secretário, apenas 4 Estados realizaram, este ano, a recomposição salarial dos servidores. “Estamos neste grupo, agindo com pru-dência e responsabilidade, sabedores do nosso compromisso para com todos os servidores”. Após a reunião, as categorias devem se reunir em assembleias gerais e definirem se aceitam ou não a proposta apresentada. A expectativa é que a negociação transcorra ao longo de toda a semana.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8361/visualizar/