Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Sexta - 24 de Abril de 2015 às 16:18
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza, na próxima segunda-feira (27), o Primeiro Fórum Regional de piscicultura, que reunirá centenas de agricultores familiares na Câmara de Vereadores de Peixoto de Azevedo. O objetivo dos trabalhos, de acordo com o autor da proposta, deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM),  é desenvolver novas atividades produtivas em municípios com economia exaurida. Os debates visam a implementação de cadeias limpas, com baixos custos e lucrativas.

Dilmar explica que, em estudos preliminares, identificou a piscicultura como uma atividade rentável e que pode ser aplicada na região, pela ausência de impacto ambiental e baixos custos de implantação.

Outro fator preponderante para instalação do Fórum é a transferência de tecnologia, através da interação entre a Câmara Técnica da Piscicultura de Mato Grosso, subordinada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf), e os pequenos produtores residentes em 13 municípios do extremo norte.

“A Assembleia, como representante da população mato-grossense, vem buscando, ao longo dos anos, implementar nos municípios com economia exaurida, principalmente do extrativismo mineral e florestal, atividades econômicas viáveis com transferência de tecnologia, buscando, principalmente qualidade de vida e o fomento da agricultura familiar”, defendeu Dal’ Bosco.

O parlamentar afirma ainda que, mais que uma alternativa econômica, implantar novas linhas produtivas é um investimento social. Ele afirma que a escolha de Peixoto de Azevedo para dar início à esses debates, dá-se ao fato de que, a cidade é  oriunda da atividade garimpeira, onde a falta de frentes de emprego empurra os jovens para a situação de risco social, ficando esses, suscetíveis ao assédio de traficantes e à prostituição infantil.

Os fóruns sociais devem se estender para outras regiões de Mato Grosso. Os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura e de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária, Suelme Fernandes acompanharão os trabalhos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8866/visualizar/