Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Terça - 14 de Abril de 2015 às 16:36
Por: Tvca

    Imprimir


 Tem três anos que os atletas de Mato Grosso deixaram de receber ajuda financeira, por meio do Bolsa Atleta, paga pelo governo do estado. Atletas de Sinop, a 503 km de Cuiabá, por exemplo, percorrem o país para representar o estado em competições com equipamentos e não recebem apoio no custeio de despesas com passagens, hospedagem, alimentação, entre outras.

Segundo o secretário-adjunto de Esportes do estado, Pedro Sinohara, o cadastro dos atletas feito em 2012 não foi homologado por falta de orçamento.

O ciclista Daniel Pianovski é um dos seis primeiros atletas do ranking brasileiro de ciclismo, na categoria mountain bike. Ele tem o direito de receber o benefício do Bolsa Atleta, no valor de R$ 800 por mês para se manter no esporte, mas não tem recebido.

O atleta teve o cadastro aprovado em 2012, até hoje não recebeu nada.  Já é difícil se manter no esporte e temos o objetivo de ficar entre os seis primeiros em nível nacional, comentou Daniel. O ciclista ainda disse que até hoje está à espera de receber a bolsa. Tenho o direito de receber o auxílio desde 2012, pois me enquadrei nos requisitos que a lei prevê. Fizemos o protocolo na Secretaria Estadual de Esportes e até o momento não tivemos nenhuma resposta, disse.

O secretário-adjunto foi até Sinop para se reunir com representantes do segmento esportivo e conhecer as necessidades dos atletas da cidade. Na ocasião, Sinohara explicou porque os atletas não estão recebendo a bolsa. Os atletas fizeram esse cadastro em 2012 e o material foi recolhido. Em seguida, passou por análise, mas o secretário daquele ano, não homologou. A justificativa do secretário que estava na época é de que não tinha orçamento para o custo, explicou.

Ainda segundo ele, é preciso que os atletas façam um novo cadastro. A estimativa é que a partir do 2º semestre os atletas serão beneficiados. Nós vamos receber [o cadastro] em agosto para que essencialmente o grupo de 2015 comece a receber provavelmente o benefício em setembro, afirmou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9031/visualizar/