Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 14 de Abril de 2015 às 15:35
Por: Midianews

    Imprimir


 O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso anunciou a paralisação parcial das atividades nas agências do centro financeiro de Cuiabá, nesta quarta-feira (15), das 8 às 12 horas.

O ato faz parte do Dia de Paralisação Nacional, que está sendo convocado por várias organizações sindicais de todo o pais, em protesto contra o Projeto de Lei da Terceirização, a PL 4330.

O presidente do sindicato, José Guerra, explicou que as paralisações têm como objetivo esclarecer os trabalhadores e a sociedade sobre os riscos que estão correndo com a aprovação do PL 4330.

“O Projeto de Lei retira direitos dos terceirizados e demais trabalhadores, além de provocar a precarização nas relações de trabalho”, destacou.

No entendimento dos sindicalistas, o projeto de lei provocará redução de salários e direitos, crescimento da economia informal, jornadas excessivas, redução de postos de trabalho, aumento de doenças do trabalho e elevação de acidentes e mortes, e a eliminação das convenções coletivas nacional (CCTs).

“Por que um banco vai manter um caixa em sua agência, se ele pode gastar bem menos com um correspondente bancário?”, questionou ele.

“Um terceirizado ganha em média 24% a menos que um trabalhador concursado, por exemplo.

“Os trabalhadores vão perder seus direitos e a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho ) vai desaparecer assim como o 13º, férias remuneradas, vale-refeição, vale-transporte, descanso semanal remunerado”, afirmou.

Em Cuiabá, a categoria também participará do Ato Público e Caminhada, que estão sendo organizadas pela Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), Central dos Trabalhadores do Brasil de Mato Grosso (CTB MT) e a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), com concentração marcada para 16 horas, na Praça Alencastro.

PL da Terceirização

O Projeto de Lei 4330 – que regulamenta a atividade de terceirização está em tramitação no Congresso Nacional.

Aprovado o texto-base da proposta, na semana passada, os deputados federais tinham até ontem a tarde (13) para apresentarem emendas de destaque ao texto.

Até a semana passada, já haviam sido protocolados 32 destaques – emendas referentes a itens que se queira retirar ou modificar num texto legislativo.

Assim que for concluída a votação na Câmara Federal, o projeto será encaminhado ao Senado.

A maior parte das emendas de destaque pedem a alteração, de itens relacionados a terceirização na atividade-fim (o projeto autoriza a terceirização em todos os tipos de atividade), responsabilidade da empresa contratante em relação aos direitos trabalhistas e a questão da filiação dos terceirizados no sindicato da atividade preponderante da empresa contratante.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9035/visualizar/