Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 24 de Março de 2015 às 09:38
Por: RD News

    Imprimir


 Devido às intensas chuvas da última semana, o prefeito de Novo Santo Antonio, Eduardo Penno, decretou nesta segunda (23), situação de emergência e calamidade pública. De acordo com a prefeitura, na última quarta (18) choveu durante todo o dia e ontem (22) choveu 112 milímetros, enchendo os riachos e varjões, o que deixou o município ilhado.

Segundo Penno, as aulas na zona rural estão suspensas por não haver condições para o transporte escolar. A pista de avião do município está totalmente alagada e na MT-322, que liga Novo Santo Antonio a Serra Nova Dourada, há aproximadamente 20 pontos de alagamentos, alguns deles com mais de um quilômetro de extensão. “Estamos com a equipe de limpeza colhendo o máximo possível de lixo e entulho das ruas. O pessoal da vigilância sanitária está em alerta”.

A prefeitura explica que devido a localização do município, uma área de transição entre os biomas Cerrado e Floresta Amazônica, que apresenta um mosaico de vegetações nativas como os varjões (planícies alagáveis), quando chove nesta intensidade a cidade é tomada pela água que vem destas planícies e não do rio das Mortes.

Segundo a assessoria, existe um problema sério que há anos afeta Novo Santo Antônio. Trata-se da barranca do rio que avança cidade adentro e já engoliu parte da rua Beira Rio. Além disso, postes de iluminação pública caíram.

Em 2010, o prefeito na época, Valdemir Antonio da Silva, chegou a assinar convênio de pouco mais de R$ 5,7 milhões com o Ministério da Integração Nacional, para resolver o problema. A intenção, segundo a prefeitura, era construir o muro de contenção e urbanização da rua, com cerca de 500 metros de muro. O assassinato do prefeito, em julho de 2011, culminou no cancelamento do convênio.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9334/visualizar/