Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Sábado - 21 de Março de 2015 às 11:30
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


 Apesar de um início de safra complicado, em Mato Grosso, quando a seca chegou a interromper por algumas semanas o plantio – o que obrigou muitos produtores a plantar para além da janela ideal – e de novos registros de seca em janeiro, a sojicultura 2014/15 não apenas garante mais um recorde de área e de produção, como amplia essa vantagem. Conforme a quarta estimativa de safra feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o atual ciclo vai ofertar cerca de 28,14 milhões de toneladas (t), 7% mais que a colheita anterior de 26,29 milhões t. 

A revisão da estimativa reflete o ganho espacial anual da cultura que resultou em mais um recorde de área de plantada: 8,94 milhões ha. Como frisam os analistas do Imea, a estimativa desse mês não alterou a projeção de produtividade, já que a colheita está em andamento. Sendo assim, o rendimento segue previsto em 52,4 sacas por hectare (sc/ha), número que se confirmado será quase 1% maior que o saldo da safra 2013/14, mas longe de ser um resultado inédito. 

“Apesar dos grandes volumes produzidos por Mato Grosso nesta safra, a participação da produção do Estado, em relação ao total nacional e no mundo, estará reduzido, diferentemente do que ocorreu na participação da área, que aumentou, demonstrando que o crescimento da produtividade em Mato Grosso não está acompanhando o ocorrido tanto nos outros estados brasileiros, quanto no mundo”. 

AVALIAÇÃO

Como destacam os analistas, neste quarto levantamento, os pequenos ajustes na área se deram em virtude do término da semeadura ter ocorrido após a última estimativa, necessitando, assim, de alterações sobre a área final cultivada neste ciclo. “Contabilizamos que a área final da safra 2014/15 apresenta um acréscimo de 506 mil hectares com relação à temporada anterior, que apresentou área de 8,44 mil hectares. Em percentual, a expansão foi de 6%”. 

As duas principais regiões que impactaram sobre a elevação da estimativa de área foram a nordeste e a médio-norte, com elevação ante o levantamento anterior de 49,97 mil ha e 43,91 mil ha, respectivamente. Já as regiões noroeste e sudeste tiveram recuo na área, de 39,66 mil há e 29,72 mil ha, respectivamente, ante a estimativa passada. Apesar dos ajustes, todas as regiões apresentam elevação anual de área, ou seja, quando comparadas à safra 2013/14. 

Devido ao aumento na expectativa da área, o impacto sobre a produção foi de 248 mil toneladas, com o novo volume da safra 2014/15 acrescentando quase 1,85 milhão t a mais sobre o saldo do ciclo 2013/14. 

COLHEITA

Dos mais de 8,94 milhões ha, 88,3% estavam colhidos até o último dia 19, quando o Imea atualizou o acompanhamento. O saldo, quando comparado a igual momento do ano passado, segue negativo, já que o atraso segue, fechando mais uma semana de trabalhos com -4,2 pontos percentuais (p.p). 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9377/visualizar/