Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Segunda - 23 de Fevereiro de 2015 às 10:43
Por: Uol

    Imprimir


 Os economistas das principais instituições financeiras do país consultados pelo Banco Central pioraram de novo as projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) e inflação para este ano.

A projeção para a economia brasileira saiu de queda de 0,42% na semana passada para uma baixa de 0,5% nesta semana.

No primeiro Boletim Focus deste ano, de 5 de janeiro, a projeção do PIB era de crescimento de 0,55%, o que já representava um corte em relação à última análise de 2014; essa previsão foi diminuindo em cada um dos sete boletins divulgados desde então.

Para a inflação, a previsão dos analistas subiu de 7,27% na semana passada para 7,33% nesta semana, muito acima do limite da meta do governo.

O BC trabalha com uma meta de 4,5% de inflação no ano, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando entre 2,5% e 6,5%).

A projeção para a Selic, a taxa básica de juros, foi mantida em 12,75%; assim como a da cotação do dólar, que ficou em R$ 2,90.

Na sua última reunião, o BC subiu a taxa de juros do país para 12,25%.

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9819/visualizar/