Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 16 de Fevereiro de 2015 às 18:26
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Foto: Arquivo
Deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT)
Deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT)
O deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT) disse nesta segunda-feira (16), confiar no compromisso firmado pelo governador Pedro Taques (PDT), durante a campanha eleitoral, em direcionar recursos para a construção da Estação de Transbordo de Carga (ETC) – Santo Antônio das Lendas, em Cáceres.

A proposta visa garantir através do modal de transporte a ampliação e o melhoramento da logística de Mato Grosso. A alternativa em hidrovia economicamente vantajosa foi desenvolvida visando acelerar, facilitar e baratear o escoamento de parte da produção.


Em um estudo técnico elaborado pelo Movimento Pró-Logística apresentado e aprovado ao governo federal vai garantir a escoamento da produção a partir da ETC – Santo Antônio das Lendas, localizado a 80 km da cidade de Cáceres.


A produção seguirá por meio de embarcações até o Porto de Rosário na Argentina e Porto Nueva Palmira no Uruguai facilitando a saída da safra de soja, milho, algodão e madeira de reflorestamento ao Oceano Atlântico.


Essa rota de aproximadamente 380 km iniciará no Entroncamento da MT-358 em Tangará da Serra e passará pelos municípios de Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Araputanga, Salto do Céu, Lambari D’Oeste, Curvelândia, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Cáceres com entrada pela BR 174 até ao ETC.

Para Ezequiel Fonseca, essa rota representar um impacto econômico inestimável aos municípios, agregando valor à região que passará a ser a saída da produção do agronegócio, atendendo toda demanda do setor da região em um raio de 400 quilômetros, além de atuar fortemente na produção agropecuária regional, gerando emprego e renda e contribuindo para o superávit da balança comercial brasileira.

“Estamos confiantes que o governador vai cumprir com o compromisso, considerado histórico, pois a rota vai representar um dos grandes avanços para a região oeste e para todo Estado”.


O Movimento Pró-Logística formada por entidades dos setores agropecuário, industrial, comercial e da sociedade civil organizada busca acompanhar todos os investimentos e projetos de logística estratégicos para o Estado baseados em estudos técnicos que possam indicar a viabilidade de modais de transporte.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9902/visualizar/