Publicado em Terça - 27 de Fevereiro de 2024

Dengue: fabricante firma parceria para ampliar produção da vacina

O laboratório Takeda, fabricante da vacina Qdenga, vai ampliar a produção das doses contra a dengue por meio de uma parceria firmada com o laboratório indiano Biological E.Em nota, a Takeda informou que a Biological E. vai passar a produzir 50 milhões de doses da Qdenga por ano, permitindo alcançar a meta de entregar 100 milhões de doses até 2030.

Leia mais...
@ Takeda / Divulgação
@ Takeda / Divulgação

Podem doar leite humano as pessoas que estiverem amamentando e produzem qualquer quantidade de leite
Podem doar leite humano as pessoas que estiverem amamentando e produzem qualquer quantidade de leite

Doação de leite materno beneficiou 1.679 bebês prematuros hospitalizados

Publicado em Domingo - 18 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

Mais de 2 mil mães doaram leite humano em 2023 e beneficiaram 1.679 bebês prematuros hospitalizados. O balanço é da Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano (rmBLH), coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que conta com sete unidades de coleta

Leia mais...
@ nuzeee/Pixabay
@ nuzeee/Pixabay

Brasil ultrapassa meio milhão de casos prováveis de dengue

Publicado em Terça - 13 de Fevereiro de 2024

O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Foram contabilizados ainda 75 óbitos pela doença, enquanto 340 mortes estão sendo investigadas. O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Leia mais...
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Saúde e Anvisa reforçam alerta sobre uso de pomada capilar no carnaval

Publicado em Domingo - 11 de Fevereiro de 2024

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltaram a alertar sobre o uso de pomadas para modelar, trançar ou fixar o cabelo – desta vez, em razão dos dias de folia. As pomadas modeladoras são comumente aplicadas na manutenção de penteados, especialmente tranças

Leia mais...
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
@ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Momento histórico, diz ministra sobre início da vacinação de crianças

Publicado em Sexta - 09 de Fevereiro de 2024

Ao comentar o início da vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos no Distrito Federal, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, avaliou o momento como histórico. “Há 40 anos, se espera uma vacina para a dengue. Tentamos trabalhar, já havia vacina desenvolvida, mas não tão bem sucedida. Agora, temos uma vacina incorporada ao SUS [Sistema Único de Saúde].”

“Mesmo sem epidemia, nós começaríamos essa vacinação porque a dengue é um problema de saúde pública há muito tempo. Neste momento, é muito importante falar dessa conquista que é termos uma vacina”, reforçou Nísia.

Leia mais...
Foto: Luiz Alves
Foto: Luiz Alves

Secretaria Municipal de Saúde recebe 50 mil testes rápidos de Covid-19

Publicado em Sexta - 09 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

O secretário de Saúde, Deiver Teixeira, recebeu nesta sexta-feira (8) a carga de 50 mil testes antígenos, conhecidos como testes rápidos para a Covid-19. Os testes foram comprados por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, para conter avanço da doença em Cuiabá.

Leia mais...
Luiz Alves
Luiz Alves

Prefeitura toma medidas para testagem e tratamento de casos de covid-19 em Cuiabá

Publicado em Quarta - 07 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma força-tarefa para conter o avanço de casos de covid-19 no município. Entre as ações, está adoção de um plano de ação que inclui a disponibilização de 18 leitos de enfermaria de retaguarda a rede de atendimento das UPAs e policlínica, 10 leitos de UTI adulto.

Leia mais...
@ Antônio Cruz / Agência Brasil
@ Antônio Cruz / Agência Brasil

Ministério da Saúde estuda ampliar oferta da vacina contra dengue

Publicado em Sábado - 03 de Fevereiro de 2024

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse neste sábado (3) que o governo estuda ampliar a oferta de vacinas contra a dengue no país. A informação foi repassada durante a abertura do Centro de Operações de Emergências (COE) contra a dengue, em Brasília.

Leia mais...
A taxa de cobertura da vacina bivalente está em 8,16% em Mato Grosso
A taxa de cobertura da vacina bivalente está em 8,16% em Mato Grosso

“Vacina é a única medida eficaz para evitar a forma grave da doença", alerta secretário de Saúde sobre Covid-19

Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) alerta a população para a importância da vacinação contra a Covid-19; dados recentes apontam para baixa cobertura vacinal do imunizante. De acordo com o levantamento realizado pela SES, a taxa de cobertura da vacina bivalente está em 8,16% em MT

Leia mais...
Emanoele Daiane
Emanoele Daiane

Diagnóstico da Saúde Municipal será apresentado nesta quinta-feira (1)

Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-CBA

O diagnóstico apontando o verdadeiro cenário financeiro, contábil, assistencial e estrutural da Saúde Pública de Cuiabá, após o período de intervenção do Governo do Estado (de 15 de março de 2023 ao dia 31/12/2023), será apresentado nesta quinta-feira (1), às 8h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Teixeira, irá entregar os relatórios com dados concretos e minuciosos ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Durante o ato, também será abordado o diagnóstico situacional descrito por técnicos do Ministério da Saúde, que na segunda quinzena do mês de janeiro, visitaram o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o antigo Pronto-Socorro de Cuiabá e o Hospital São Benedito.

Leia mais...