Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
INSENTIVOS
Quinta - 05 de Maio de 2016 às 14:33
Por: Redação TA c/ Gcom- MT

    Imprimir


Foto: Henrique Pimenta
Pirarucu, despesca
Pirarucu, despesca
O Governo de Mato Grosso lança nesta sexta-feira (06.05) o Pró-Pirarucu, projeto de incentivo à cadeia do Pirarucu em cativeiro em Mato Grosso. O evento será realizado durante a 8ª Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores, em Porto Alegre do Norte, com a presença do governador Pedro Taques.

O projeto foi elaborado por técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). “Buscamos a boa experiência desta cadeia em Rondônia e vejo que em Mato Grosso há potencial na região do Araguaia. Pirarucu é o peixe do futuro, cresce rápido, possuí carne branca, sem espinhos, apreciada na gastronomia e pode ser rentável para o pequeno produtor”, comentou o secretário Suelme Fernandes.

O médico veterinário da Seaf e um dos coordenadores do projeto Pirarucu em Mato Grosso, Jair Albuquerque, comenta que o objetivo é difundir tecnologias e práticas de manejo do pirarucu para criação em cativeiro e conservação da espécie no seu habitat natural. Serão instaladas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para capacitação de piscicultores, técnicos, formação de mão de obra e divulgação da atividade.

Na região Araguaia, será construído um centro de produção de alevinos. Serão executados dois projetos: o tanque elevado com alta concentração de peixe por metro quadrado de lâmina d’água, visitado no Estado de Rondônia que cria em cativeiro e tem legislação própria para o cultivo; e em tanques tradicionais.

Durante o lançamento do Pró-Pirarucu, o engenheiro de pesca da Secretaria de Agricultura de Rondônia, Elisafan Sales, ministrará palestra sobre a criação do pirarucu em seu estado. 

Entregas de equipamentos

Durante a passagem do Governo do Estado por Porto Alegre do Norte, a Seaf entregará equipamentos agrícolas que irão beneficiar os pequenos produtores de cinco municípios da região.

“Estamos estruturando os municípios do interior, para que o atendimento, a tecnologia e a assistência técnica possam chegar na ponta e atender o agricultor familiar”, comentou Suelme Fernandes.

Além de uma caminhonete que será cedida a Empaer pela Assembleia Legislativa para fortalecer o atendimento de campo e o projeto de incentivo a cadeia do Pirarucu, a Seaf irá entregar seis resfriadores de leite de 1.000 e 2.000 litros para as secretarias municipais de agricultura de Confresa, Santa Terezinha, São José do Xingu, Porto Alegre do Norte e Santa Cruz do Xingu.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/1781/visualizar/