Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 05 de Maio de 2016 às 13:09
Por: Redação TA c/ Gcom- MT

    Imprimir


Uma nova equipe assume a Superintendência de Regularização e Monitoramento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) a partir desta quinta-feira (05.05). A proposta do secretário adjunto de Gestão Ambiental, Carlos Kato, é promover uma mudança saudável agregando novas visões ao setor que tem o desafio de analisar mais de 100 mil imóveis já inscritos ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e também a regularização ambiental de Mato Grosso.

Durante a tarde desta quarta-feira (04.05), o secretário adjunto apresentou aos servidores do setor o novo superintendente, o analista ambiental Alessandro Pontes, que há seis anos trabalha na Sema, com dedicação à coordenadoria de recursos florestais. “Esta é uma grande oportunidade para mim, cheguei ao setor entusiasmado e querendo muito somar”.


Também demonstrou entusiasmo o servidor Edson Nunes, engenheiro agrônomo com três anos de Sema, que até então estava responsável pela operacionalização da Autorização Provisória de Funcionamento (APF). Ele assume a coordenação do CAR.  “A antiga equipe está nos auxiliando para que possamos dar continuidade ao trabalho com enfoque no avanço dos trabalhos”.


Carlos Kato pontua que as alterações na equipe gestora não interromperão os trabalhos desenvolvidos pelo setor, o objetivo na verdade é avançar com soluções novas para os problemas apresentados principalmente pela plataforma do programa Sicar.

“É preocupante a impossibilidade da Sema em exercer a máxima produtividade na análise e validação dos cadastros em razão do sistema, que é desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Sistema Florestal Brasileiro, não conferir a Mato Grosso autonomia e governabilidade total sobre a plataforma. Essa nova equipe tem a missão de buscar alternativas viáveis para equacionar essa questão”.


Após quase um mês de atuação na Sema, o secretário adjunto que tinha atuação na iniciativa privada, faz um balanço muito positivo em razão do ambiente favorável e receptivo. Ele explica que encontrou servidores muito capacitados tecnicamente, comprometidos e engajados com a missão da secretaria.

“A minha proposta é que cada um saia da sua zona de conforto para que possamos avançar. Percebo que todos têm capacidade de sobra para assumir cargos de gerência, é uma equipe realmente notável”.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/1788/visualizar/