Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Quarta - 10 de Agosto de 2011 às 16:08

    Imprimir


Marcos Negrini/Secom-MT
Governador Silval Barbosa, em Brasília, com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale
Governador Silval Barbosa, em Brasília, com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale

A atualização sobre as obras que envolvem o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, norteou a reunião na manhã desta quarta-feira (10.08), na sede da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Brasília (DF). O presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale, que recentemente assumiu o cargo, recebeu o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, juntamente com comitiva do Estado, que, por meio de visualização da área aeroportuária mato-grossense, conheceu as alterações, construções, reformas, bem como todas as modificações que serão realizadas no aeroporto para a Copa do Mundo de 2014.

O projeto de ampliação do terminal deve estar pronto até o mês de setembro e o término da obra até o final de julho de 2013, para que atenda também a demanda da Copa das Confederações. O presidente da Infraero falou também da contrução do Módulo Operacional (MOP), que deve estar concluído até o fim de novembro deste ano. "Falamos também sobre o terminal novo. Foi uma das demandas do governador e a nossa área técnica estuda esse assunto para médio prazo", informou o presidente.

Essa reunião, que discutiu o momento atual do aeroporto e as necessidades que já estão em andamento, como a reforma da pista, "já que Mato Grosso cresce assustadoramente", complementou ao mencionar a manifestação de Silval Barbosa sobre a necessidade da construção de uma nova pista. "Decidimos realizar os estudos para ver a viabilidade".

Para o deputado federal Wellington Fagundes, que também esteve presente na reunião, esta foi a audiência mais produtiva na Infraero, já que mesmo com pouco tempo à frente do cargo, o presidente demonstra vontade de celeridade nas obras dos aeroportos. "Teremos um verdadeiro planejamento, falamos das obras que já estão sendo executadas, como o MOP. O novo terminal e medidas de médio e curto prazo", frisou o deputado. A intenção é obter um planejamento com essas obras para a Copa e também para o desenvolvimento de Mato Grosso. "O governador Silval Barbosa tem conseguido agregar a bancada federal de Mato Grosso para que não haja oposição e sim união entre os parlamentares para o melhor resultado dos projetos", concluiu Wellington Fagundes.

A disponibilidade para voos com destinos a Bolívia, por exemplo, para integração do Mercosul foi uma demanda exposta ao presidente da Infraero, que analisará a viabilidade.

O secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes de Mato Grosso (Selit), Francisco Vuolo, falou da garantia do cronograma das obras do Aeroporto Marechal Rondon, que está sendo cumprido, já com as obras do MOP e as demais que estão em andamento. "O trabalho é para que o aeroporto seja futuramente um grande terminal de cargas. Todos esses resultados são reflexos da manifestação do Governo do Estado em trabalhar em conjunto com o Governo Federal".

Participaram da reunião, o presidente da Agecopa, eder Moraes, que também mostrou as obras, as modificações que serão feitas no entorno do aeroporto, o superintendente regional da Infraero, André Luiz de Barros, o diretor de Engenharia da Infraero, Jaime Parreira Caldas, o deputado federal Valtenir Pereira, o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson dos Santos, e Eduardo Vizzoto, responsável pelo escritório do Governo do Estado em Brasília.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/19201/visualizar/