Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Terça - 10 de Agosto de 2010 às 14:08
Por: LAURA PETRAGLIA

    Imprimir


Ednilson Aguiar
Mato Grosso conta hoje com uma população carcerária flutuante em torno de 11.500 reclusos
Mato Grosso conta hoje com uma população carcerária flutuante em torno de 11.500 reclusos

“A modernização do Sistema Penitenciário de Mato Grosso é um caminho sem volta. Nós já iniciamos esse processo e vamos até o fim”, afirmou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, durante a abertura da Audiência Pública que discutiu o Plano de Modernização do Sistema Penitenciário 2010-2021, na tarde dessa segunda-feira (09.08), no auditório Milon Figueiredo, na Assembléia Legislativa. 

A audiência foi proposta e presidida pela deputada estadual Vilma Moreira, que ouviu atenta à apresentação do Plano de Modernização que foi realizada pela equipe técnica da Sejusp. O secretário adjunto de Justiça, tenente-coronel da Polícia Militar Wilquerson Felizardo Sandes, explicou aos presentes que o Plano de Modernização do Sistema Penitenciário está fundamentada em seis políticas, que devem ser implantadas para que a modernização aconteça.

“São elas, política de individualização da pena, a de vida digna da prisão, a política de vivência em um ambiente profissionalizado seguro, a de espaço físico adequado na prisão, a política de liberdade assistida para comutação de parte da pena em trabalho, e a política de ação integrada entre Sistema Penitenciário, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, além dos demais órgãos”, explanou.

De acordo com o superintendente do Sistema Penitenciário, tenente-coronel da Polícia Militar José Antônio Gomes Chaves, Mato Grosso conta hoje com uma população carcerária flutuante em torno de 11.500 reclusos. “Uma das metas do Plano é criar em cinco anos, 8.812 novas vagas no sistema penitenciário em forma de novas unidades penitenciárias, com o objetivo de amenizar o problema da superlotação”, disse.

Diógenes lembrou que, além das metas de aumento de vagas nas unidades prisionais, existem outras de extrema importância como o uso das tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de reeducandos, e a criação de casas de assistência das famílias dos presos.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/22765/visualizar/