Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 09 de Junho de 2010 às 14:55
Por: HELI SUASSUNA

    Imprimir


Deputado Federal, Aldo Rebelo (PCdoB/SP)
Deputado Federal, Aldo Rebelo (PCdoB/SP)

O relator do projeto que altera o Código Florestal Brasileiro, deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), defende a possibilidade de estados e municípios atuarem mais firmemente na defesa do meio ambiente, a partir das normas gerais estabelecidas na legislação federal. Para o deputado, que apresentou nesta quarta-feira detalhes de seu parecer, a medida facilita a fiscalização sobre temas ecológicos e responsabiliza os gestores estaduais e municipais da defesa das questões ambientais.

Os estados e os municípios são confiáveis e importantes para a administração da saúde pública, da educação, da segurança. Não incorporar o Estado ao esforço de proteção do meio ambiente é um erro e não protege o meio ambiente porque não há como um órgão, a partir de Brasília, fiscalizar e organizar a questão ambiental em mais de 5 mil municípios, em 26 estados e no Distrito Federal. A Constituição já prevê a competência do estado para legislar, mas o nosso esforço é incorporar o estado no trabalho de proteger o meio ambiente com atividade de extensão e de fiscalização.

O substitutivo de Aldo Rebelo deverá ser votado na Comissão Especial na próxima semana e encaminhado para apreciação pelo plenário da Câmara ainda em junho. A expectativa do deputado é que o projeto seja tratado com mais racionalidade e serenidade, levando em consideração tanto as questões ambientais quanto as econômicas, sociais e culturais.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/23315/visualizar/