Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 05 de Maio de 2010 às 15:20

    Imprimir


Segundo previsões do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a aproximação da estação seca trará temperaturas mais altas do que o normal em boa parte do Estado e escassez de chuvas em algumas regiões a partir deste trimestre (maio, junho e julho). Previsão climática da meteorologia indica que o fenômeno El Niño está enfraquecendo e já não influencia o clima em Mato Grosso. Entretanto, o aquecimento anormal do Oceano Atlântico, com acréscimo de 1ºC a 1,5ºC na costa brasileira, inibirá ainda mais a formação de nuvens nos céus do norte mato-grossense. Por isso, as chuvas já escassas no período deverão ocorrer ainda abaixo dos padrões climatológicos no nortão.

Com o céu claro, as temperaturas sobem mais e, este ano, poderão ficar acima da média nas porções norte, leste e central do Estado. Somente o oeste e o sul de Mato Grosso terão temperaturas dentro do normal, graças à entrada de frentes frias que causam brusca queda nos termômetros.

Neste mês de maio, de acordo com o Sipam, ainda chegam massas de ar úmido aliadas a frentes frias, causando chuvas mas, a partir de junho, vão predominar as massas de ar seco, que dificultam a formação de nebulosidade e favorecem grandes amplitudes de temperatura, com madrugadas frias e tardes quentes. O Sipam alerta para a baixa umidade relativa do ar, que nos horários mais quentes do dia poderá atingir valores abaixo de 30%, classificado como Estado de atenção.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/23605/visualizar/