Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 01 de Outubro de 2016 às 14:38
Por: Redação TA c/ TRE-MT

    Imprimir


Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

A Comissão da Votação Paralela do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sorteou três urnas eletrônicas para passarem por auditoria. O sorteio aconteceu na manhã deste sábado (01/10) na Casa da Democracia. As urnas sorteadas foram da 52ª Zona Eleitoral de São José dos Quatro Marcos, seção 204; da 13ª Zona Eleitoral de Barra do Bugres, seção 36; e outra da 54ª Zona Eleitoral de Cuiabá, seção 36.

As urnas sorteadas serão utilizadas na votação paralela que acontecerá nas eleições deste domingo (2 de outubro). Neste momento, servidores da Justiça Eleitoral se dirigem às seções citadas, para buscar as urnas sorteadas.

Assim como as demais urnas eletrônicas, os dispositivos que foram sorteados também passaram pelo processo de preparação para as eleições, como o cadastro de dados dos eleitores e candidatos, bem como informações de aplicativos e softwares que são necessários para a votação e apuração dos votos.

A votação paralela acontece no mesmo dia e horário da votação oficial. Neste domingo de eleições ela será acompanhada por representantes partidários, da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público. Qualquer cidadão poderá acompanhar os procedimentos da votação paralela, que acontecerá na Casa da Democracia.

A votação paralela certifica a credibilidade e confiabilidade do processo eletrônico de votação. "É nesta auditoria que algumas das urnas prontas para a votação, inclusive as que já estão dispostas no próprio local de votação, são submetidas à votação aberta e os votos são conferidos no final.

É confrontado o que foi digitado com o que foi computado pela urna. Se essas urnas computaram corretamente os votos nelas inseridos, pode-se certificar por amostragem a confiabilidade da urna eletrônica. Pode-se ir mais além. Pode-se ainda confrontar os resumos digitais dessa amostragem com os demais resumos de todas as urnas do estado e de todo o país, e assim assegurar que todas têm os sistemas idênticos", explicou o coordenador de Sistemas Eleitorais do TRE-MT, Salomão de Souza Fortaleza.

O sorteio da votação paralela foi conduzido pela Juíza Patrícia Ceni, responsável pela auditoria realizada nas Eleições 2016.

Entenda como funciona a votação paralela

Na votação paralela, os representantes dos partidos políticos trazem cédulas de papel que são preenchidas com nomes dos candidatos oficiais. Estas cédulas são adicionadas em uma urna de lona.

Em cerimônia filmada, esta urna é aberta e os votos são retirados, lidos e inseridos no computador. Na sequência, a Comissão de Votação Paralela imprime duas vias de cada voto, na qual uma via é anexada à cédula em papel e a outra é utilizada para a votação na urna eletrônica.

A votação Paralela encerra-se às 17h, no mesmo horário que a eleição oficial. Assim que finalizar a votação, o sistema imprime relatórios de comparativos com o sistema de votação paralela, para conferir os resultados. As informações impressas no boletim das urnas eletrônicas usadas na votação paralela serão comparadas com a lista de votação, para confirmar se o que foi digitado é idêntico aos votos das cédulas de papel.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/24438/visualizar/