Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Sábado - 05 de Maio de 2018 às 09:47
Por: Redação TA c/ Sema-MT

    Imprimir


Equipes de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em conjunto com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), apreenderam aproximadamente mil metros de redes de pesca na madrugada desta sexta-feira (04.05).

A ação ocorreu durante patrulhamento pela água na região de Barão de Melgaço (a 120 km de Cuiabá). As redes que estavam fixadas irregularmente capturaram uma pequena quantidade de peixes que ainda estavam vivos, e que foram devolvidos novamente no Rio.

Conforme o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Júlio Reiners, as vistorias e monitoramento nos rios e estradas será intensificada para coibir a pesca durante o período da lufada, e também para confiscar materiais e itens proibidos. “Estamos atentos e reprimindo e responsabilizando os indivíduos que insistem em cometer os atos infracionais”, afirma.

O pescador que inseriu as redes no local, fugiu com a chegada dos Fiscais.

Lufada

A lufada é um fenômeno no qual os peixes formam cardumes e começam a retornar para subir os leitos dos rios.

Regras da pesca

Embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009. Ela estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca predatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838/ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/35240/visualizar/