Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sábado - 18 de Maio de 2019 às 01:28
Por: Redação TA c/ Setasc - MT

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), através da Secretaria Adjunta dos Direitos Humanos, trabalha para garantir a proteção dos direitos da comunidade LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgênero e intersex). Em virtude do Dia Internacional Contra a Homofobia, biofobia e transfobia, será realizado no dia 29 de maio, no auditório da OAB-MT, o II Seminário “Paremos a LGBTfobia – Promoção e Proteção à Cidadania LGBTI”. O evento visa discutir políticas públicas com as instituições e entiddes participantes.

De acordo com o coordenador de Promoção de Diretos Humanos, Cristian Fernandes, a iniciativa é uma extensão do primeiro evento realizado que discutiu o tema no âmbito universitário. “Ampliamos essa discussão e, nesta edição do Seminário vamos tratar com as lideranças ações que visam diminuir o preconceito com a classe”. Ele ressalta que o papel fundamental na garantia e a promoção de direitos para população LGBT está no desenvolvimento das ações, programas, benefícios, serviços e projetos.

“O tema é de extrema relevância, considerando que a cada 16 horas no Brasil, é registrado pelo menos uma vítima LGBT. Entre 2011 a 2019 foram contabilizados 4.422 mortes relacionado a LGBTfobia. Em Mato Grosso, foram cerca de 15 homicídios motivados por homofobia em 2018”. Conforme ele, é importante que a rede de atendimento incorpore ao trabalho social realizando a prevenção ao rompimento dos vínculos familiares que frequentemente acompanham a trajetória de vida da população LGBT.

Data contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia (International Day Against Homophobia, em inglês) é comemorado em 17 de maio em homenagem a data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990. No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/38537/visualizar/